quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vamos ser formigas?

Lê o seguinte texto e pensa um pouco.

Algumas das características das formigas são muito necessárias ao desenvolvimento de nosso dia a dia.

As formigas são prevenidas! Elas organizam as suas tarefas tendo uma meta a longo prazo e objectivos nada imediatos. Este planeamento inclui controlo de prazos e tarefas (tudo deve ser feito antes que o inverno chegue), quantidade de material necessário (volume de reserva de alimentos para que seja suficiente para todo o inverno), etc. Organização, muito organização!

As formigas são trabalhadoras! A teimosia torna possível o cumprimento das metas planeadas para que não lhes falte nada na "hora H".

As formigas não medem esforço para realizar seu trabalho! Quem nunca se admirou com uma formiga carregando um "fardo" maior ou mais pesado do que ela mesma?

As formigas têm capacidade de investigação! Elas descobrem qualquer "restinho" de alimento, por menor que seja, que tenha caído, que esteja esquecido ou tenha simplesmente sujado o chão ou a mesa de trabalho. A sua capacidade de busca é quase inacreditável...

As formigas preferem o trabalho em grupo! Descoberta uma nova fonte, elas imediatamente avisam suas companheiras, pedem ajuda. Feito o contacto, elas carregam juntas coisas grandes, fazem o trabalho à vez para evitar o cansaço e, às vezes, parece que há algumas que têm a função de apoiar, abrir caminho, enfrentar os primeiros desafios, etc.

As formigas são persistentes! Elas não desistem de uma tarefa facilmente. Descansam um pouco do "fardo", tentam outra vez, insistem, insistem...

As formigas são organizadas não só para a realização do trabalho, mas também com o seu formigueiro. Para que o armazenamento seja possível, para que os caminhos estejam livres, para que o "armazém" seja controlado e possa ser utilizado quando necessário, é preciso um formigueiro organizado.

Já experimentou impedir o caminho das formigas? Observe como elas arranjam uma solução criativa para o problema.

O que achas de ser uma formiga para o estudo?
Aguardo a tua resposta em comentário.

2 comentários:

Cândida disse...

Prof. Liliana:

Obrigada por manteres o blog activo. Os alunos merecem tudo.
Logo que me seja possível ajudá-los-ei neste trabalho de que os alunos tanto gostaram o ano passado.
Foste fundamental para a criação deste blog, portanto ele também é teu e os meninos tal como eu estamos-te muito reconhecidos.Tu és como professora uma verdadeira »Formiga», daí que eu ache que o texto que postaste foi muito feliz.
Para ti e para todos os alunos um terno abraço
Prof. Cândida Ribeiro

Liliana Monteiro disse...

Esta foi uma mensagem que partilhei com todos os meus novos alunos... e achei que também seria importante partilhar com todos os utilizadores da biblioteca... desejo que todos eles se tornem em verdadeiras formigas e quase de certeza que o sucesso irá surgir muito em breve...
É óptimo saber que alguém reconhece o nosso trabalho... são momentos desses que nos dão força para continuar...
Quando fazemos o que gostamos, fazemos com muita satisfação e logo com alto rendimento... espero poder continuar a participar neste blog que foi criado com carinho para todos os participantes da biblioteca.
beijinhos a todos!!!

Pode ser que um dia a biblioteca tenha um clube da informática... onde posso ensinar os alunos a serem "blogueiros"

Ah!!! O novo Blog, em especial para os meus alunos... http://ticticliliana.blogspot.com/
Visitem

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails