terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia do Livro Infantil - Ler Faz Bem

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, que se celebra a 2 de Abril (data de nascimento de Hans Christian Andersen), realizou-se mais uma actividade inserida no P.A.A da Biblioteca da Sá Couto.
Esta, constou da leitura ininterrupta de histórias às crianças de alguns jardins de Infância do Agrupamento.
A actividade esteve a cargo da educadora Lurdes Rodrigues, que a partir da história “Ainda Nada” de Christian Voltz e da poesia “O Segredo”, de Miguel Torga, levou às crianças o sabor das palavras de que são feitas as histórias.
De uma forma lúdico-didáctica as crianças tiveram oportunidades de brincar com as palavras dos outros e aprenderam que ler faz bem, faz sonhar, imaginar e encantar.
“Um dia, o protagonista desta história cava um buraco na terra e deixa cair uma semente. Sob o olhar expectante de um pássaro, dia após dia, o desejo de ver crescer a flor que nasceria do chão vai aumentando. Ainda nada?, perguntava ele todas as manhãs ao ver que a semente não brotava. Até que um belo dia...”
Tal como no livro, também nós queremos cavar um buraco na terra e deixar cair a semente da curiosidade, do gosto pela leitura, da alegria de virar página atrás de página, do cheiro das palavras... Lentamente, o amor pela palavra acontecerá.
Esperamos que este dia bonito de palavras vivido na Biblioteca da Escola Sá Couto seja também a semente que irá crescer e se transforme no amor e gosto pela leitura e escrita.

Um obrigada à D. Mafalda, nossa “duende dos livros”, e à colega Lígia Patacho da equipa da biblioteca, que prepararam tudo para que as palavras encantassem.

A educadora,
Lurdes Rodrigues


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails