terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia do Livro Infantil - Ler Faz Bem

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, que se celebra a 2 de Abril (data de nascimento de Hans Christian Andersen), realizou-se mais uma actividade inserida no P.A.A da Biblioteca da Sá Couto.
Esta, constou da leitura ininterrupta de histórias às crianças de alguns jardins de Infância do Agrupamento.
A actividade esteve a cargo da educadora Lurdes Rodrigues, que a partir da história “Ainda Nada” de Christian Voltz e da poesia “O Segredo”, de Miguel Torga, levou às crianças o sabor das palavras de que são feitas as histórias.
De uma forma lúdico-didáctica as crianças tiveram oportunidades de brincar com as palavras dos outros e aprenderam que ler faz bem, faz sonhar, imaginar e encantar.
“Um dia, o protagonista desta história cava um buraco na terra e deixa cair uma semente. Sob o olhar expectante de um pássaro, dia após dia, o desejo de ver crescer a flor que nasceria do chão vai aumentando. Ainda nada?, perguntava ele todas as manhãs ao ver que a semente não brotava. Até que um belo dia...”
Tal como no livro, também nós queremos cavar um buraco na terra e deixar cair a semente da curiosidade, do gosto pela leitura, da alegria de virar página atrás de página, do cheiro das palavras... Lentamente, o amor pela palavra acontecerá.
Esperamos que este dia bonito de palavras vivido na Biblioteca da Escola Sá Couto seja também a semente que irá crescer e se transforme no amor e gosto pela leitura e escrita.

Um obrigada à D. Mafalda, nossa “duende dos livros”, e à colega Lígia Patacho da equipa da biblioteca, que prepararam tudo para que as palavras encantassem.

A educadora,
Lurdes Rodrigues


A Árvore

No dia 25 de Março, a turma do 6º F esteve na Biblioteca, a apresentar o seu trabalho sobre o conto “A Árvore” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta actividade foi desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa, com a orientação da Professora Teresa Ramos. Duas alunas da turma fizeram a leitura do conto, seguidamente houve uma interacção com os alunos do 4º ano da Escola EB 1/JI de Anta1, tendo os alunos do 6º F colocado questões sobre o conto. Como a obra se desenrola numa ilha do Japão, os alunos estudaram a cultura Japonesa e realizaram um trabalho em powerpoint que apresentaram à comunidade escolar presente. Os alunos apresentaram duas maquetas relacionadas com dois momentos chave do conto e, seguidamente fizeram diversos trabalhos na arte do Origami. Todos os alunos se mostraram interessados e muito empenhados, tendo esta actividade decorrido num ambiente agradável e de boa disposição. Os objectivos foram conseguidos plenamente. A Equipa da BE agradece a todos os intervenientes.
A Equipa da Biblioteca
sexta-feira, 25 de março de 2011

Conviver com os outros: a reciclagem

A turma do 5º A, em Área de Projecto, desenvolveu ao longo do mês de Março uma actividade semanal sobre o tema: Conviver com os outros a reciclagem. Todas as quintas-feiras os alunos apresentaram na BE/CRE pequenas peças de teatro sobre o tema, tendo mostrado o seu trabalho à grande maioria dos alunos desta Escola. O trabalho, orientado pelas Professoras Mónica Figueiredo e Zélia Netleship, consistiu na criação dos textos, na dramatização da acção, dando espaço para a música e construção dos cenários.
A Equipa da Biblioteca

quarta-feira, 23 de março de 2011

Workshop de Decoração: "A Páscoa"

A tarde de 23 de Março foi preenchida com um workshop de decoração "A Páscoa", dinamizado pela Professora Graciete Jardim, docente da nossa Escola. Esta actividade teve como finalidade incentivar os alunos pelo gosto da arte e decoração. A docente alertou os alunos para o não desperdício de materiais, pois tudo pode ser reaproveitado. Foi projectada informação sobre a feitura dos ovos da Páscoa, em diversos materiais, bem como, caixinhas e cestinhos. Após esta sensibilização os alunos deitaram mão à obra e deram aso à sua criatividade. O produto final está patente na BE/CRE.
A Professora Bibliotecária
Elizabete Brandão
terça-feira, 22 de março de 2011

Escritora Manuela Ribeiro na Biblioteca




No passado dia 22 de Março, a BE/CRE contou com a presença da Escritora Manuela Ribeiro. Veio apresentar a obra "Girafritz aprende uma lição" às turmas do 5ºD, 5ºF, 5ºG e 5ºJ. Esta obra aborda o tema bullying de uma forma criativa e muito divertida, não esquecendo o dia-a-dia das crianças no contexto escolar/familiar.Esta apresentação fez-se de uma forma muito informal e pedagógica, tendo a autora criado uma grande empatia com os alunos presentes e sensibilizando-os para a importância das boas acções.


A Professora Bibliotecária

Elizabete Brandão







Dia Mundial da Poesia - 21 de Março



No dia 21 de Março, pelas 11:45 a BE/CRE comemorou o Dia Mundial da Poesia. Esta actividade envolveu alunos do 2º ciclo, a turma do 5º G, orientada pela Professora Clementina Silva. Dramatizaram a obra "A Floresta d'água" de Jorge Salgueiro, que entusiasticamente acompanharam com leitura e música.
A turma do 6º C esteve presente sob orientação da Professora Lígia Patacho lendo poemas de autores diversos.
A sessão terminou com a leitura de um poema de António Gedeão "Lágrima de Preta" pela Professora Bibliotecária.

A Professora Bibliotecária

Elizabete Brandão








Semana da Leitura

Está a decorrer na BE/CRE a Semana da Leitura à qual se juntaram outras valências culturais como sejam a música e o teatro. A equipa da Biblioteca, em colaboração com vários professores, tem vindo a proporcionar a alunos de diferentes ciclos uma maior aproximação e familiarização à leitura. Contos, poemas e dramatizações possibilitam que os alunos expressem as suas potencialidades e ajudam a criar e ou melhorar hábitos de leitura que pode ser sempre abordada de diferentes formas. Também e como estamos quase na Páscoa, o workshop de decoração dará aos alunos interessados uma perspectiva nova de tratar as tradições e em que estes aprendem fazendo.
Os alunos têm-se mostrado interessados e colaborantes activos nas actividades que a BE propõe e dinamiza.
A Professora Bibliotecária
Elizabete Brandão
quarta-feira, 2 de março de 2011

Internet Segura.pt

A Rede de Espaços Internet em parceria com o Projecto Internet Segura, responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC –Agência para a Sociedade do Conhecimento – que também envolve a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular solicitou a colaboração da Biblioteca Municipal de Espinho para associar-se às Comemorações do “Dia da Internet Segura 2011”.
Na sequência desta comemoração, no passado dia 18 de Fevereiro, a Biblioteca da Escola Sá Couto, em parceria com a Biblioteca Municipal de Espinho desenvolveu uma actividade no âmbito desta temática que se comemorou no dia 8 do presente mês.

Esta sessão de esclarecimento foi orientada pela Drª Andrea Magalhães e pelo Engº Fernando Maia da Biblioteca Municipal de Espinho, para as turmas do 5º D, 6ºG e AC1º ano, sendo estas acompanhadas pelos respectivos Professores.
Os dinamizadores apresentaram um Power-Point sobre a utilização segura e adequada da Internet. Sensibilizaram os presentes para o risco que esta “poderosa ferramenta “ tem alertando-os para a má utilização desta e formas de actuação para evitar problemas, por outro lado, também foram elencadas as suas enormes potencialidades. Os alunos interagiram, colocando as suas dúvidas, receios e conhecimentos.
Conclui-se que esta actividade foi bastante profícua promovendo a formação de cidadãos aptos para a Sociedade da Informação e a utilização das novas tecnologias.

A Professora Bibliotecária
Elizabete Brandão


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Hora do Conto - 6º C

No dia 11 de Fevereiro, às 10:05, a Professora Bibliotecária leu a obra "A Árvore" de Sophia de Mello Breyner Andresen para a turma do 6ºC.
Após a leitura e interpretação da obra referida a turma, registou individualmente, uma mensagem, ou uma quadra relacionada com o livro. Esta actividade foi feita com a Professora de Português Teresa Ramos e posteriormente foram colocadas nos ramos da árvore que se encontra na Biblioteca.
A Professora Bibliotecária
Elizabete Brandão

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Hora do Conto no Jardim-de-Infância de Esmojães

No dia 11 de Fevereiro a Hora do Conto vai ser realizada no Jardim-de-Infância de Esmojães. Será feita a leitura da obra do PNL "O Sapo Apaixonado" de Max Velthuijs.


A Professora Bibliotecária


Elizabete Brandão
Related Posts with Thumbnails