terça-feira, 22 de março de 2011

Escritora Manuela Ribeiro na Biblioteca




No passado dia 22 de Março, a BE/CRE contou com a presença da Escritora Manuela Ribeiro. Veio apresentar a obra "Girafritz aprende uma lição" às turmas do 5ºD, 5ºF, 5ºG e 5ºJ. Esta obra aborda o tema bullying de uma forma criativa e muito divertida, não esquecendo o dia-a-dia das crianças no contexto escolar/familiar.Esta apresentação fez-se de uma forma muito informal e pedagógica, tendo a autora criado uma grande empatia com os alunos presentes e sensibilizando-os para a importância das boas acções.


A Professora Bibliotecária

Elizabete Brandão







Dia Mundial da Poesia - 21 de Março



No dia 21 de Março, pelas 11:45 a BE/CRE comemorou o Dia Mundial da Poesia. Esta actividade envolveu alunos do 2º ciclo, a turma do 5º G, orientada pela Professora Clementina Silva. Dramatizaram a obra "A Floresta d'água" de Jorge Salgueiro, que entusiasticamente acompanharam com leitura e música.
A turma do 6º C esteve presente sob orientação da Professora Lígia Patacho lendo poemas de autores diversos.
A sessão terminou com a leitura de um poema de António Gedeão "Lágrima de Preta" pela Professora Bibliotecária.

A Professora Bibliotecária

Elizabete Brandão








Semana da Leitura

Está a decorrer na BE/CRE a Semana da Leitura à qual se juntaram outras valências culturais como sejam a música e o teatro. A equipa da Biblioteca, em colaboração com vários professores, tem vindo a proporcionar a alunos de diferentes ciclos uma maior aproximação e familiarização à leitura. Contos, poemas e dramatizações possibilitam que os alunos expressem as suas potencialidades e ajudam a criar e ou melhorar hábitos de leitura que pode ser sempre abordada de diferentes formas. Também e como estamos quase na Páscoa, o workshop de decoração dará aos alunos interessados uma perspectiva nova de tratar as tradições e em que estes aprendem fazendo.
Os alunos têm-se mostrado interessados e colaborantes activos nas actividades que a BE propõe e dinamiza.
A Professora Bibliotecária
Elizabete Brandão
quarta-feira, 2 de março de 2011

Internet Segura.pt

A Rede de Espaços Internet em parceria com o Projecto Internet Segura, responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC –Agência para a Sociedade do Conhecimento – que também envolve a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular solicitou a colaboração da Biblioteca Municipal de Espinho para associar-se às Comemorações do “Dia da Internet Segura 2011”.
Na sequência desta comemoração, no passado dia 18 de Fevereiro, a Biblioteca da Escola Sá Couto, em parceria com a Biblioteca Municipal de Espinho desenvolveu uma actividade no âmbito desta temática que se comemorou no dia 8 do presente mês.

Esta sessão de esclarecimento foi orientada pela Drª Andrea Magalhães e pelo Engº Fernando Maia da Biblioteca Municipal de Espinho, para as turmas do 5º D, 6ºG e AC1º ano, sendo estas acompanhadas pelos respectivos Professores.
Os dinamizadores apresentaram um Power-Point sobre a utilização segura e adequada da Internet. Sensibilizaram os presentes para o risco que esta “poderosa ferramenta “ tem alertando-os para a má utilização desta e formas de actuação para evitar problemas, por outro lado, também foram elencadas as suas enormes potencialidades. Os alunos interagiram, colocando as suas dúvidas, receios e conhecimentos.
Conclui-se que esta actividade foi bastante profícua promovendo a formação de cidadãos aptos para a Sociedade da Informação e a utilização das novas tecnologias.

A Professora Bibliotecária
Elizabete Brandão


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Hora do Conto - 6º C

No dia 11 de Fevereiro, às 10:05, a Professora Bibliotecária leu a obra "A Árvore" de Sophia de Mello Breyner Andresen para a turma do 6ºC.
Após a leitura e interpretação da obra referida a turma, registou individualmente, uma mensagem, ou uma quadra relacionada com o livro. Esta actividade foi feita com a Professora de Português Teresa Ramos e posteriormente foram colocadas nos ramos da árvore que se encontra na Biblioteca.
A Professora Bibliotecária
Elizabete Brandão

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Hora do Conto no Jardim-de-Infância de Esmojães

No dia 11 de Fevereiro a Hora do Conto vai ser realizada no Jardim-de-Infância de Esmojães. Será feita a leitura da obra do PNL "O Sapo Apaixonado" de Max Velthuijs.


A Professora Bibliotecária


Elizabete Brandão

Bichinho da Escrita


O Clube de Escrita Criativa "O Bichinho da Escrita" está a ser dinamizado na BE/CRE às segundas-feiras das 14h:15min às 16:00h.
Este Projecto pretende desenvolver várias actividades com os alunos com o objectivo de enriquecer os seus conhecimentos. Aposta na criação de espaços que permitam ao aluno, de livre vontade, ocupar o seu tempo de ócio de forma apelativa e criativa e, simultaneamente melhorar a sua competência escrita.
Encontra-se em exposição na BE/CRE um placar com trabalhos realizados pelos alunos deste clube. A actividade escolhida foi "A Gaveta", e através dela foi possível verificar a diversidade de textos com o mesmo tema.
Está bem patente o exercício da imaginação, do espírito crítico, da liberdade pessoal e da criatividade em geral.


A Professora Bibliotecária
Elizabete Brandão

Hora do Conto na BE/CRE


No dia 11 de Fevereiro de 2011, a turma do 6º C irá à Biblioteca /CRE ouvir a leitura da obra do PNL "A Árvore" de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A Professora Bibliotecária
Elizabete Brandão
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Jovens no Parlamento

No passado dia 24 de Janeiro esteve presente na Biblioteca da Escola EB 2,3 Sá Couto, o Deputado Drº Luís Montenegro. Esta iniciativa foi inserida no âmbito do Projecto “Jovens no Parlamento” , tendo como público alvo os alunos do 3º ciclo (9º ano)e teve como objectivo sensibilizar e esclarecer os discentes para o funcionamento e importância do Parlamento .
Uma das temáticas abordadas foi a “Violência em meio escolar”. Os alunos demonstraram preocupação em relação a este fenómeno e colocaram as suas dúvidas ao Srº Deputado, que as esclareceu com enorme clareza.

A Professora Bibliotecária
Elisabete Brandão




terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Feira do Livro


Pela 9ª vez consecutiva, a BE/CRE da Escola Sá Couto realizou a actividade da Feira do Livro, prevista no seu PAA.
Promover títulos e autores, incentivar a leitura, proporcionar o manuseamento de obras variadas, propondo a sua aquisição, foram os objectivos propostos pela equipa da Biblioteca a toda a comunidade educativa.
Consideramos que globalmente esses objectivos foram atingidos pelo que o balanço foi positivo.
Todas as crianças e alunos dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento e seus familiares, assim como entidades locais, foram convidadas a visitar a Feira e a fazer as suas opções de leitura.
A enriquecer a actividade foi possível proporcionar às crianças e alunos do 1º ciclo das escolas que se deslocaram à Feira, a “Hora do Conto” que contou com a colaboração da Educadora Lurdes Rodrigues que seleccionou as obras e as leu aos nossos pequenos visitantes. No entanto, não posso deixar de lamentar que algumas escolas do 1º Ciclo /JI do Agrupamento não tenham aderido, impossibilitando, assim, o contacto directo dos alunos ao mundo fascinante do livro.
A todos agradeço a colaboração e participação activa demonstradas. À minha directa colaboradora, Assistente Operacional Mafalda Silva, agradecimento pela atenção e dedicação que colocou no trabalho colaborativo desenvolvido na organização da actividade.
Especial agradecimento também ao Srº Professor José Tenreiro que pela 2ª vez elaborou o cartaz publicitário da Feira. Igualmente, agradeço as presenças, na abertura da Feira, da Srª Professora Cândida Ribeiro, recentemente aposentada e que ocupava o cargo de Professora Bibliotecária, do Senhor Vereador da Educação, Drº Vicente Pinto e do Drº António representante da Freguesia de Espinho.
Aos alunos, pais e educadores e demais comunidade o nosso bem-haja e desejos de um Bom Ano Novo e muitas e boas leituras.

Professora Lígia Patacho
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rita Silva na BE/CRE Sá Couto

No dia 23 de Novembro, na Biblioteca da nossa Escola, em colaboração com a Educação Especial, que em boa hora propôs este encontro, decorreu a apresentação do livro “Rui e a música mágica” e a jovem autora esteve presente para alegria e emoção dos que tiveram oportunidade de estar presentes. Os alunos das turmas convidadas, 5º B e 5º C, revelaram-se espectadores atentos e empenhados já que, para além de terem antecipadamente lido o conto nas aulas de Língua Portuguesa, também fizeram perguntas à autora, cantaram e apresentaram um teatrinho de fantoches. Mas a maior e boa surpresa para todos foi a própria autora, Rita Silva, porque, apesar das suas limitações (paralisia cerebral), mostrou durante todo o tempo uma imensa alegria e boa disposição, sempre atenta, transmitindo muita serenidade e entusiasmo relativamente a todos os projectos em que se envolve.
Comunicando através da mãe que a acompanhava, Rita Silva falou de forma aberta sobre as suas vivências, das dificuldades que teve e ainda tem de ultrapassar, revelando ter uma personalidade plena de tenacidade e inteligência que lhe tem permitido concretizar os seus sonhos e projectos. Ouvi-la, foi uma lição de vida para todos. O nosso sincero e profundo agradecimento. Foram muito bonitos e emotivos os momentos que todos passámos na companhia da Rita e da sua mãe.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Uma viagem com as actividades da BE/CRE

Uma Viagem Com as Actividades da Be/cre Slideshow: BE/CRE’s trip to Espinho, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Espinho slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dia da Biblioteca Escolar

Embora de forma simples, a actividade de comemoração do “Dia da Biblioteca Escolar”desenvolveu-se de uma forma serena e intimista. O convite que a BE dirigiu aos alunos mais velhos para fazerem a leitura de contos aos mais novos, foi muito bem acolhido por parte não só do Srº Professor António Aguiar como pelos alunos seleccionados. O Emanuel, o Edgar (9ºA), a Catarina e a Andreia (8ºB) revelaram empenho e gosto pela tarefa e pela responsabilidade de serem eles a fazer a leitura para os colegas mais novos. Os mais novos (alunos do 6º B e 6º H) foram uma assistência muito atenta e participativa. Souberam estar e interagir. Aos alunos e Professores envolvidos a Equipa da BE agradece e espera poder contar com todos para outras actividades.

Professora Lígia Patacho




terça-feira, 26 de outubro de 2010

ADEUS



Aos nossos alunos em primeiro lugar para lhes dizer que gosto muito deles mas chegou a altura de lhes dizer que a partir de hoje estou aposentada e , por isso, não voltarei a estar na Biblioteca. Deixei de ser a Professora Bibliotecária mas continuarei sempre vossa amiga .
Desejo a todos um óptimo ano de trabalho e da palma da minha mão envio um enorme beijo já cheiinho de saudades.
Estarei sempre disponível para todos.
Ao meu grupo de trabalho um enorme obrigada pela entrega e ajuda que me foi dada ao longo dos anos . Sem vocês nada teria sido possível. Para todos estarei sempre disponível e deixo-lhes a minha amizade.
Aos meus amigos, alguns professores e todos os funcionários,, igualmente pelos tempos felizes que vivemos ao longo dos anos a minha gratidão e amizade. Saio com alguma mágoa, não posso escondê-lo, mas o tempo vai ajudar a esquecer os maus momentos dos últimos anos e aquilo que me fez adoecer este início de ano lectivo.
Desejo paz para todas as conciências e que os alunos sejam a prioridade de todos.
Aos pais para quem a prioridade são os filhos, desejo um enorme envolvimento com a Escola e a aceitação de que a maioria dos profissionais e, apesar de tudo, querem meninos felizes na escola ,mas para que isso aconteça eles têm que estar felizes também.
Quase quarenta anos de entrega à Escola dá-me direito a descansar agora e, é o que vou fazer, pois, o Inverno está a chegar novamente.
Finalmente um abraço apertadinho e do tamanho do mundo para todos.
Professora Cândida Ribeiro


,
segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Era uma vez um Rei…

O Instituto Camões Portugal disponibiliza em formato digital a colecção original “Era uma vez um Rei…” do Jornal Expresso.

Esta iniciativa permite que os mais novos aprendam de forma lúdica a História de Portugal. Conta, actualmente, com doze volumes e permite uma leitura fácil e agradável. A destacar o facto de que os livros são narrados, ou seja, podemos ouvir o texto ao mesmo tempo que o lemos. Uma característica que faz deste livro uma opção para aprendizes de português como língua estrangeira ou segunda.

Este recurso educativo apresenta 12 histórias:

1. D. Afonso Henriques – O Conquistador;
2. D. Dinis – O Rei Poeta;
3. D. Pedro I – O Justiceiro;
4. D. João I – O de Boa Memória;
5. D. João II – O príncipe Perfeito;
6. D. Manuel I – O Venturoso;
7. D. Sebastião – O Desejado;
8. D. João IV – O Restaurador;
9. D. José – O Reformador;
10. D. Pedro IV – O Rei Soldado;
11. D. Maria II – A Educadora;
12. D. Carlos I – O Diplomata.

CLICA NA IMAGEM PARA VISUALIZARES
sábado, 2 de outubro de 2010

Recordar é viver...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Recepção aos alunos



Bem-vindos à Biblioteca
Iniciamos um novo ano lectivo e com ele se renova a esperança de um trabalho que ajude os nossos alunos a desenvolverem todas as suas potencialidades, aprendendo mais e melhor.
Esperamos poder proporcionar actividades enriquecedoras, que possibilitem a participação activa dos seus utentes, alunos, professores e funcionários.
Iremos dar continuidade a actividades que já fazem parte da tradição desta BE e vamos iniciar outras que esperamos ser do agrado da comunidade escolar.
Aos nossos alunos a equipa da BE deseja sucesso escolar que contribua para o desenvolvimento da formação da sua cidadania.
Aos pais, interlocutores privilegiados no processo educativo, o desejo de que os seus filhos cresçam de forma harmoniosa.
Aos restantes agentes educativos, a vontade de que o trabalho que desenvolvem tenha como centro os alunos nas suas dificuldades e nos seus sucessos.
Um Bom Ano de trabalho.
A Equipa da BE
quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vamos ser formigas?

Lê o seguinte texto e pensa um pouco.

Algumas das características das formigas são muito necessárias ao desenvolvimento de nosso dia a dia.

As formigas são prevenidas! Elas organizam as suas tarefas tendo uma meta a longo prazo e objectivos nada imediatos. Este planeamento inclui controlo de prazos e tarefas (tudo deve ser feito antes que o inverno chegue), quantidade de material necessário (volume de reserva de alimentos para que seja suficiente para todo o inverno), etc. Organização, muito organização!

As formigas são trabalhadoras! A teimosia torna possível o cumprimento das metas planeadas para que não lhes falte nada na "hora H".

As formigas não medem esforço para realizar seu trabalho! Quem nunca se admirou com uma formiga carregando um "fardo" maior ou mais pesado do que ela mesma?

As formigas têm capacidade de investigação! Elas descobrem qualquer "restinho" de alimento, por menor que seja, que tenha caído, que esteja esquecido ou tenha simplesmente sujado o chão ou a mesa de trabalho. A sua capacidade de busca é quase inacreditável...

As formigas preferem o trabalho em grupo! Descoberta uma nova fonte, elas imediatamente avisam suas companheiras, pedem ajuda. Feito o contacto, elas carregam juntas coisas grandes, fazem o trabalho à vez para evitar o cansaço e, às vezes, parece que há algumas que têm a função de apoiar, abrir caminho, enfrentar os primeiros desafios, etc.

As formigas são persistentes! Elas não desistem de uma tarefa facilmente. Descansam um pouco do "fardo", tentam outra vez, insistem, insistem...

As formigas são organizadas não só para a realização do trabalho, mas também com o seu formigueiro. Para que o armazenamento seja possível, para que os caminhos estejam livres, para que o "armazém" seja controlado e possa ser utilizado quando necessário, é preciso um formigueiro organizado.

Já experimentou impedir o caminho das formigas? Observe como elas arranjam uma solução criativa para o problema.

O que achas de ser uma formiga para o estudo?
Aguardo a tua resposta em comentário.
domingo, 12 de setembro de 2010

REGRESSO À ESCOLA


Chegou a hora do regresso às aulas e, não podendo fazê-lo pessoalmente, cá estou eu para lhes dar as boas vindas e formular votos sinceros de um bom ano de trabalho .
A Biblioteca quer receber-vos hoje, e sempre, para que vocês se tornem leitores responsáveis.
O nosso projecto «Sorrir Ler Aprender Sonhar e Criar» está vocacionado para que todos sejam leitores sorridentes , possam ser criativos sonhando sempre e acreditando que a escola e o mundo podem ser melhores.
Consultem o blog e leiam as sugestões de leitura que lhes fui fazendo .
Quando estiver melhor irei contactá-los e farei novas sugestões.
Para todos os alunos e pais votos de um excelente ano de trabalho. Aos meus amigos a força necessária para enfrentarem as dificuldades que cada ano lectivo vai trazendo, porém, juntando esforços e lealdade uns com os outros todos chegarão a bom porto.
Quando estiver melhor voltarei. Até lá estou contactável, como Coordenadora da BE, através do meu mail csa.ribeiro@portugalmail.pt e do meu blog onde irei dando notícias e cujo e ndereço é: csaribeiro.blogspot.com e claro este blog será outro ponto de contacto.
Se regressar levarei uma história nova e claro a «caixa dos beijinhos».
Um enorme abraço para todos
Prof Cândida Ribeiro
quinta-feira, 24 de junho de 2010

PALESTRA SOBRE FIGURAS DA REPÙBLICA EM ESPINHO


No dia 15 de Junho, pelas 10h, viveu-se História na BE da nossa Escola. O tema era: «Republicanos Espinhenses».
A Drª Alexandra de Jesus, do Museu de Espinho, veio à nossa BE através de uma parceria, que já tem vindo a funcionar noutros anos, entre o Grupo Disciplinar de História e a BE.
Esta palestra surgiu com a parceria com o Clube do Património que funciona na BE sob a Coordenação da Professora Coordenadora do Grupo Disciplinar de História.
Como convidados, para este evento, estiveram os alunos do 6º A e 6ºG, que se mostraram muito curiosos e participativos.
A figura escolhida foi «Dr. Joaquim Pinto Coelho», que já tinha sido objecto de pesquisa por parte de alguns alunos que a propósito tinham na BE uma exposição de trabalhos.
No final todos estávamos satisfeitos pelo que aprendemos e sobretudo pelas dúvidas colocadas e esclarecidas.
Para saberes mais sobre este Ilustre Espinhense procura a postagem «DESAFIO» do dia 30-5-2010, no nosso blog da República com o qual estamos a concorrer à proposta de concurso feita pela C. M de Espinho no âmbito da comemoração do Centenário da República.
Observa agora as fotos que te apresentamos.



Related Posts with Thumbnails