terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Hora do Conto - 6º C

No dia 11 de Fevereiro, às 10:05, a Professora Bibliotecária leu a obra "A Árvore" de Sophia de Mello Breyner Andresen para a turma do 6ºC.
Após a leitura e interpretação da obra referida a turma, registou individualmente, uma mensagem, ou uma quadra relacionada com o livro. Esta actividade foi feita com a Professora de Português Teresa Ramos e posteriormente foram colocadas nos ramos da árvore que se encontra na Biblioteca.
A Professora Bibliotecária
Elizabete Brandão

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Hora do Conto no Jardim-de-Infância de Esmojães

No dia 11 de Fevereiro a Hora do Conto vai ser realizada no Jardim-de-Infância de Esmojães. Será feita a leitura da obra do PNL "O Sapo Apaixonado" de Max Velthuijs.


A Professora Bibliotecária


Elizabete Brandão

Bichinho da Escrita


O Clube de Escrita Criativa "O Bichinho da Escrita" está a ser dinamizado na BE/CRE às segundas-feiras das 14h:15min às 16:00h.
Este Projecto pretende desenvolver várias actividades com os alunos com o objectivo de enriquecer os seus conhecimentos. Aposta na criação de espaços que permitam ao aluno, de livre vontade, ocupar o seu tempo de ócio de forma apelativa e criativa e, simultaneamente melhorar a sua competência escrita.
Encontra-se em exposição na BE/CRE um placar com trabalhos realizados pelos alunos deste clube. A actividade escolhida foi "A Gaveta", e através dela foi possível verificar a diversidade de textos com o mesmo tema.
Está bem patente o exercício da imaginação, do espírito crítico, da liberdade pessoal e da criatividade em geral.


A Professora Bibliotecária
Elizabete Brandão

Hora do Conto na BE/CRE


No dia 11 de Fevereiro de 2011, a turma do 6º C irá à Biblioteca /CRE ouvir a leitura da obra do PNL "A Árvore" de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A Professora Bibliotecária
Elizabete Brandão
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Jovens no Parlamento

No passado dia 24 de Janeiro esteve presente na Biblioteca da Escola EB 2,3 Sá Couto, o Deputado Drº Luís Montenegro. Esta iniciativa foi inserida no âmbito do Projecto “Jovens no Parlamento” , tendo como público alvo os alunos do 3º ciclo (9º ano)e teve como objectivo sensibilizar e esclarecer os discentes para o funcionamento e importância do Parlamento .
Uma das temáticas abordadas foi a “Violência em meio escolar”. Os alunos demonstraram preocupação em relação a este fenómeno e colocaram as suas dúvidas ao Srº Deputado, que as esclareceu com enorme clareza.

A Professora Bibliotecária
Elisabete Brandão




terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Feira do Livro


Pela 9ª vez consecutiva, a BE/CRE da Escola Sá Couto realizou a actividade da Feira do Livro, prevista no seu PAA.
Promover títulos e autores, incentivar a leitura, proporcionar o manuseamento de obras variadas, propondo a sua aquisição, foram os objectivos propostos pela equipa da Biblioteca a toda a comunidade educativa.
Consideramos que globalmente esses objectivos foram atingidos pelo que o balanço foi positivo.
Todas as crianças e alunos dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento e seus familiares, assim como entidades locais, foram convidadas a visitar a Feira e a fazer as suas opções de leitura.
A enriquecer a actividade foi possível proporcionar às crianças e alunos do 1º ciclo das escolas que se deslocaram à Feira, a “Hora do Conto” que contou com a colaboração da Educadora Lurdes Rodrigues que seleccionou as obras e as leu aos nossos pequenos visitantes. No entanto, não posso deixar de lamentar que algumas escolas do 1º Ciclo /JI do Agrupamento não tenham aderido, impossibilitando, assim, o contacto directo dos alunos ao mundo fascinante do livro.
A todos agradeço a colaboração e participação activa demonstradas. À minha directa colaboradora, Assistente Operacional Mafalda Silva, agradecimento pela atenção e dedicação que colocou no trabalho colaborativo desenvolvido na organização da actividade.
Especial agradecimento também ao Srº Professor José Tenreiro que pela 2ª vez elaborou o cartaz publicitário da Feira. Igualmente, agradeço as presenças, na abertura da Feira, da Srª Professora Cândida Ribeiro, recentemente aposentada e que ocupava o cargo de Professora Bibliotecária, do Senhor Vereador da Educação, Drº Vicente Pinto e do Drº António representante da Freguesia de Espinho.
Aos alunos, pais e educadores e demais comunidade o nosso bem-haja e desejos de um Bom Ano Novo e muitas e boas leituras.

Professora Lígia Patacho
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rita Silva na BE/CRE Sá Couto

No dia 23 de Novembro, na Biblioteca da nossa Escola, em colaboração com a Educação Especial, que em boa hora propôs este encontro, decorreu a apresentação do livro “Rui e a música mágica” e a jovem autora esteve presente para alegria e emoção dos que tiveram oportunidade de estar presentes. Os alunos das turmas convidadas, 5º B e 5º C, revelaram-se espectadores atentos e empenhados já que, para além de terem antecipadamente lido o conto nas aulas de Língua Portuguesa, também fizeram perguntas à autora, cantaram e apresentaram um teatrinho de fantoches. Mas a maior e boa surpresa para todos foi a própria autora, Rita Silva, porque, apesar das suas limitações (paralisia cerebral), mostrou durante todo o tempo uma imensa alegria e boa disposição, sempre atenta, transmitindo muita serenidade e entusiasmo relativamente a todos os projectos em que se envolve.
Comunicando através da mãe que a acompanhava, Rita Silva falou de forma aberta sobre as suas vivências, das dificuldades que teve e ainda tem de ultrapassar, revelando ter uma personalidade plena de tenacidade e inteligência que lhe tem permitido concretizar os seus sonhos e projectos. Ouvi-la, foi uma lição de vida para todos. O nosso sincero e profundo agradecimento. Foram muito bonitos e emotivos os momentos que todos passámos na companhia da Rita e da sua mãe.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Uma viagem com as actividades da BE/CRE

Uma Viagem Com as Actividades da Be/cre Slideshow: BE/CRE’s trip to Espinho, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Espinho slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dia da Biblioteca Escolar

Embora de forma simples, a actividade de comemoração do “Dia da Biblioteca Escolar”desenvolveu-se de uma forma serena e intimista. O convite que a BE dirigiu aos alunos mais velhos para fazerem a leitura de contos aos mais novos, foi muito bem acolhido por parte não só do Srº Professor António Aguiar como pelos alunos seleccionados. O Emanuel, o Edgar (9ºA), a Catarina e a Andreia (8ºB) revelaram empenho e gosto pela tarefa e pela responsabilidade de serem eles a fazer a leitura para os colegas mais novos. Os mais novos (alunos do 6º B e 6º H) foram uma assistência muito atenta e participativa. Souberam estar e interagir. Aos alunos e Professores envolvidos a Equipa da BE agradece e espera poder contar com todos para outras actividades.

Professora Lígia Patacho




terça-feira, 26 de outubro de 2010

ADEUS



Aos nossos alunos em primeiro lugar para lhes dizer que gosto muito deles mas chegou a altura de lhes dizer que a partir de hoje estou aposentada e , por isso, não voltarei a estar na Biblioteca. Deixei de ser a Professora Bibliotecária mas continuarei sempre vossa amiga .
Desejo a todos um óptimo ano de trabalho e da palma da minha mão envio um enorme beijo já cheiinho de saudades.
Estarei sempre disponível para todos.
Ao meu grupo de trabalho um enorme obrigada pela entrega e ajuda que me foi dada ao longo dos anos . Sem vocês nada teria sido possível. Para todos estarei sempre disponível e deixo-lhes a minha amizade.
Aos meus amigos, alguns professores e todos os funcionários,, igualmente pelos tempos felizes que vivemos ao longo dos anos a minha gratidão e amizade. Saio com alguma mágoa, não posso escondê-lo, mas o tempo vai ajudar a esquecer os maus momentos dos últimos anos e aquilo que me fez adoecer este início de ano lectivo.
Desejo paz para todas as conciências e que os alunos sejam a prioridade de todos.
Aos pais para quem a prioridade são os filhos, desejo um enorme envolvimento com a Escola e a aceitação de que a maioria dos profissionais e, apesar de tudo, querem meninos felizes na escola ,mas para que isso aconteça eles têm que estar felizes também.
Quase quarenta anos de entrega à Escola dá-me direito a descansar agora e, é o que vou fazer, pois, o Inverno está a chegar novamente.
Finalmente um abraço apertadinho e do tamanho do mundo para todos.
Professora Cândida Ribeiro


,
Related Posts with Thumbnails