segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rita Silva na BE/CRE Sá Couto

No dia 23 de Novembro, na Biblioteca da nossa Escola, em colaboração com a Educação Especial, que em boa hora propôs este encontro, decorreu a apresentação do livro “Rui e a música mágica” e a jovem autora esteve presente para alegria e emoção dos que tiveram oportunidade de estar presentes. Os alunos das turmas convidadas, 5º B e 5º C, revelaram-se espectadores atentos e empenhados já que, para além de terem antecipadamente lido o conto nas aulas de Língua Portuguesa, também fizeram perguntas à autora, cantaram e apresentaram um teatrinho de fantoches. Mas a maior e boa surpresa para todos foi a própria autora, Rita Silva, porque, apesar das suas limitações (paralisia cerebral), mostrou durante todo o tempo uma imensa alegria e boa disposição, sempre atenta, transmitindo muita serenidade e entusiasmo relativamente a todos os projectos em que se envolve.
Comunicando através da mãe que a acompanhava, Rita Silva falou de forma aberta sobre as suas vivências, das dificuldades que teve e ainda tem de ultrapassar, revelando ter uma personalidade plena de tenacidade e inteligência que lhe tem permitido concretizar os seus sonhos e projectos. Ouvi-la, foi uma lição de vida para todos. O nosso sincero e profundo agradecimento. Foram muito bonitos e emotivos os momentos que todos passámos na companhia da Rita e da sua mãe.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Uma viagem com as actividades da BE/CRE

Uma Viagem Com as Actividades da Be/cre Slideshow: BE/CRE’s trip to Espinho, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Espinho slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dia da Biblioteca Escolar

Embora de forma simples, a actividade de comemoração do “Dia da Biblioteca Escolar”desenvolveu-se de uma forma serena e intimista. O convite que a BE dirigiu aos alunos mais velhos para fazerem a leitura de contos aos mais novos, foi muito bem acolhido por parte não só do Srº Professor António Aguiar como pelos alunos seleccionados. O Emanuel, o Edgar (9ºA), a Catarina e a Andreia (8ºB) revelaram empenho e gosto pela tarefa e pela responsabilidade de serem eles a fazer a leitura para os colegas mais novos. Os mais novos (alunos do 6º B e 6º H) foram uma assistência muito atenta e participativa. Souberam estar e interagir. Aos alunos e Professores envolvidos a Equipa da BE agradece e espera poder contar com todos para outras actividades.

Professora Lígia Patacho




terça-feira, 26 de outubro de 2010

ADEUS



Aos nossos alunos em primeiro lugar para lhes dizer que gosto muito deles mas chegou a altura de lhes dizer que a partir de hoje estou aposentada e , por isso, não voltarei a estar na Biblioteca. Deixei de ser a Professora Bibliotecária mas continuarei sempre vossa amiga .
Desejo a todos um óptimo ano de trabalho e da palma da minha mão envio um enorme beijo já cheiinho de saudades.
Estarei sempre disponível para todos.
Ao meu grupo de trabalho um enorme obrigada pela entrega e ajuda que me foi dada ao longo dos anos . Sem vocês nada teria sido possível. Para todos estarei sempre disponível e deixo-lhes a minha amizade.
Aos meus amigos, alguns professores e todos os funcionários,, igualmente pelos tempos felizes que vivemos ao longo dos anos a minha gratidão e amizade. Saio com alguma mágoa, não posso escondê-lo, mas o tempo vai ajudar a esquecer os maus momentos dos últimos anos e aquilo que me fez adoecer este início de ano lectivo.
Desejo paz para todas as conciências e que os alunos sejam a prioridade de todos.
Aos pais para quem a prioridade são os filhos, desejo um enorme envolvimento com a Escola e a aceitação de que a maioria dos profissionais e, apesar de tudo, querem meninos felizes na escola ,mas para que isso aconteça eles têm que estar felizes também.
Quase quarenta anos de entrega à Escola dá-me direito a descansar agora e, é o que vou fazer, pois, o Inverno está a chegar novamente.
Finalmente um abraço apertadinho e do tamanho do mundo para todos.
Professora Cândida Ribeiro


,
segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Era uma vez um Rei…

O Instituto Camões Portugal disponibiliza em formato digital a colecção original “Era uma vez um Rei…” do Jornal Expresso.

Esta iniciativa permite que os mais novos aprendam de forma lúdica a História de Portugal. Conta, actualmente, com doze volumes e permite uma leitura fácil e agradável. A destacar o facto de que os livros são narrados, ou seja, podemos ouvir o texto ao mesmo tempo que o lemos. Uma característica que faz deste livro uma opção para aprendizes de português como língua estrangeira ou segunda.

Este recurso educativo apresenta 12 histórias:

1. D. Afonso Henriques – O Conquistador;
2. D. Dinis – O Rei Poeta;
3. D. Pedro I – O Justiceiro;
4. D. João I – O de Boa Memória;
5. D. João II – O príncipe Perfeito;
6. D. Manuel I – O Venturoso;
7. D. Sebastião – O Desejado;
8. D. João IV – O Restaurador;
9. D. José – O Reformador;
10. D. Pedro IV – O Rei Soldado;
11. D. Maria II – A Educadora;
12. D. Carlos I – O Diplomata.

CLICA NA IMAGEM PARA VISUALIZARES
sábado, 2 de outubro de 2010

Recordar é viver...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Recepção aos alunos



Bem-vindos à Biblioteca
Iniciamos um novo ano lectivo e com ele se renova a esperança de um trabalho que ajude os nossos alunos a desenvolverem todas as suas potencialidades, aprendendo mais e melhor.
Esperamos poder proporcionar actividades enriquecedoras, que possibilitem a participação activa dos seus utentes, alunos, professores e funcionários.
Iremos dar continuidade a actividades que já fazem parte da tradição desta BE e vamos iniciar outras que esperamos ser do agrado da comunidade escolar.
Aos nossos alunos a equipa da BE deseja sucesso escolar que contribua para o desenvolvimento da formação da sua cidadania.
Aos pais, interlocutores privilegiados no processo educativo, o desejo de que os seus filhos cresçam de forma harmoniosa.
Aos restantes agentes educativos, a vontade de que o trabalho que desenvolvem tenha como centro os alunos nas suas dificuldades e nos seus sucessos.
Um Bom Ano de trabalho.
A Equipa da BE
quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vamos ser formigas?

Lê o seguinte texto e pensa um pouco.

Algumas das características das formigas são muito necessárias ao desenvolvimento de nosso dia a dia.

As formigas são prevenidas! Elas organizam as suas tarefas tendo uma meta a longo prazo e objectivos nada imediatos. Este planeamento inclui controlo de prazos e tarefas (tudo deve ser feito antes que o inverno chegue), quantidade de material necessário (volume de reserva de alimentos para que seja suficiente para todo o inverno), etc. Organização, muito organização!

As formigas são trabalhadoras! A teimosia torna possível o cumprimento das metas planeadas para que não lhes falte nada na "hora H".

As formigas não medem esforço para realizar seu trabalho! Quem nunca se admirou com uma formiga carregando um "fardo" maior ou mais pesado do que ela mesma?

As formigas têm capacidade de investigação! Elas descobrem qualquer "restinho" de alimento, por menor que seja, que tenha caído, que esteja esquecido ou tenha simplesmente sujado o chão ou a mesa de trabalho. A sua capacidade de busca é quase inacreditável...

As formigas preferem o trabalho em grupo! Descoberta uma nova fonte, elas imediatamente avisam suas companheiras, pedem ajuda. Feito o contacto, elas carregam juntas coisas grandes, fazem o trabalho à vez para evitar o cansaço e, às vezes, parece que há algumas que têm a função de apoiar, abrir caminho, enfrentar os primeiros desafios, etc.

As formigas são persistentes! Elas não desistem de uma tarefa facilmente. Descansam um pouco do "fardo", tentam outra vez, insistem, insistem...

As formigas são organizadas não só para a realização do trabalho, mas também com o seu formigueiro. Para que o armazenamento seja possível, para que os caminhos estejam livres, para que o "armazém" seja controlado e possa ser utilizado quando necessário, é preciso um formigueiro organizado.

Já experimentou impedir o caminho das formigas? Observe como elas arranjam uma solução criativa para o problema.

O que achas de ser uma formiga para o estudo?
Aguardo a tua resposta em comentário.
domingo, 12 de setembro de 2010

REGRESSO À ESCOLA


Chegou a hora do regresso às aulas e, não podendo fazê-lo pessoalmente, cá estou eu para lhes dar as boas vindas e formular votos sinceros de um bom ano de trabalho .
A Biblioteca quer receber-vos hoje, e sempre, para que vocês se tornem leitores responsáveis.
O nosso projecto «Sorrir Ler Aprender Sonhar e Criar» está vocacionado para que todos sejam leitores sorridentes , possam ser criativos sonhando sempre e acreditando que a escola e o mundo podem ser melhores.
Consultem o blog e leiam as sugestões de leitura que lhes fui fazendo .
Quando estiver melhor irei contactá-los e farei novas sugestões.
Para todos os alunos e pais votos de um excelente ano de trabalho. Aos meus amigos a força necessária para enfrentarem as dificuldades que cada ano lectivo vai trazendo, porém, juntando esforços e lealdade uns com os outros todos chegarão a bom porto.
Quando estiver melhor voltarei. Até lá estou contactável, como Coordenadora da BE, através do meu mail csa.ribeiro@portugalmail.pt e do meu blog onde irei dando notícias e cujo e ndereço é: csaribeiro.blogspot.com e claro este blog será outro ponto de contacto.
Se regressar levarei uma história nova e claro a «caixa dos beijinhos».
Um enorme abraço para todos
Prof Cândida Ribeiro
quinta-feira, 24 de junho de 2010

PALESTRA SOBRE FIGURAS DA REPÙBLICA EM ESPINHO


No dia 15 de Junho, pelas 10h, viveu-se História na BE da nossa Escola. O tema era: «Republicanos Espinhenses».
A Drª Alexandra de Jesus, do Museu de Espinho, veio à nossa BE através de uma parceria, que já tem vindo a funcionar noutros anos, entre o Grupo Disciplinar de História e a BE.
Esta palestra surgiu com a parceria com o Clube do Património que funciona na BE sob a Coordenação da Professora Coordenadora do Grupo Disciplinar de História.
Como convidados, para este evento, estiveram os alunos do 6º A e 6ºG, que se mostraram muito curiosos e participativos.
A figura escolhida foi «Dr. Joaquim Pinto Coelho», que já tinha sido objecto de pesquisa por parte de alguns alunos que a propósito tinham na BE uma exposição de trabalhos.
No final todos estávamos satisfeitos pelo que aprendemos e sobretudo pelas dúvidas colocadas e esclarecidas.
Para saberes mais sobre este Ilustre Espinhense procura a postagem «DESAFIO» do dia 30-5-2010, no nosso blog da República com o qual estamos a concorrer à proposta de concurso feita pela C. M de Espinho no âmbito da comemoração do Centenário da República.
Observa agora as fotos que te apresentamos.



Related Posts with Thumbnails