Encontro com a Escritora e Ilustradora
No dia 21 de Maio, durante a manhã houve festa na BE/CRE da nossa Escola, pois, a Escritora Gracinda Coelho e Ilustradora Isabel Pelaez estiveram entre nós.
A Professora Bibliotecária Cândida Ribeiro, coordenadora da actividade, abriu a sessão recebendo os alunos e apresentando os participantes entre as quais se destacava a Directora do nosso Agrupamento, Drª Noémia Brogueira.
Foram convidadas as turmas do 6º B, 6º H e 4º ano da Escola de Anta nº3 que tiveram uma participação muito activa com uma entrevista muito bem preparada nas aulas pelos alunos e respectivos professores que também os acompanharam e, intervieram nas actividades.
Destacaram-se dois momentos importantes, sendo o primeiro a homenagem feita à Professora Margarida Lima, ex-professora da nossa escola, actualmente aposentada, que nasceu no Uíge – Angola, local para onde seguirá o valor total da venda do livro apresentado pela autora “ Mãos de seda, fada princesa” e se destina a apetrechar a Biblioteca do Bairro do Papelão, nos arredores de Luanda, e assim tornar felizes muitos meninos.
É a Solidariedade dos nossos alunos e restante Comunidade Educativa para com os meninos daquele bairro pobre de Luanda.
Foi exibido um filme que lembrava o antes e o depois de 1974 daquela região de Angola. A emoção foi forte entre os presentes.
O outro momento foi aquele em que a Professora Margarida Lima leu um poema da sua autoria, em resposta a um outro “Regresso” escrito pela grande poeta Angolana, já falecida, Alda Lara, e que foi lido pela Professora Carminda Batista.
A Biblioteca tinha um ar festivo, sendo que todo o arranjo do espaço foi feito pela equipa da BE/CRE sempre disponível e atenta aos trabalhos aqui desenvolvidos.
Uma reportagem fotográfica mais exaustiva poderá ser consultada no Blog da BE/CRE – www.besacouto.blogspot.com.
A todos os intervenientes, a Professora Bibliotecária agradece o brilhantismo do desempenho tendo dedicado a todos a frase de uma amiga de longa data “ Ninguém busca sozinho, tão somente em comunhão a busca é autêntica.”
A Professora Bibliotecária
Cândida Ribeiro






