quarta-feira, 21 de abril de 2010

A magia de aprender !!!

Olá a todos!!!
Quis partilhar este filme com todos os leitores deste blog. Vejam com atenção e digam o que acham deixando o vosso comentário.

sábado, 17 de abril de 2010

Na BE/CRE HÁ NOVIDADES

Olá meninos leitores:

Gostam de desenhar? Não? Então são como eu que pensava o mesmo até ter lido um livro que descobri na Livraria ABC: «O PONTO» de Peter H. Reynolds da Editora Bruáa.
Não resisti a comprá-lo e já está á vossa disposição na nossa Biblioteca.
É a história da VERA e de como, esta, menina, passou a ser uma artista, após, ter deixado em branco a folha de desenho que a professora lhe dera para fazer um desenho.
Estão curiosos? Venham ler o livro e observar bem as ilustrações.
Depois podem deixar aqui a vossa opinião.
Ah! Já me esquecia. Brevemente publicitarei aqui no blog a vinda de uma ilustradora, Isabel Pelaez, à nossa Biblioteca para orientar um workshop de Ilustração.



Também temos outro livro novo na BE que se chama: « O Livro Negro das Cores» de Menena Cottin e ilustrado por Rosana Faria da Editora Bruáa.

Este livro destina-se , especialmente, a meninos invisuais, mas qualquer um de vocês gostará de o ler, pois para além do Braille, que é a linguagem própria destes meninos está
também traduzido para o tipo de texto que vocês estão habituados a ler!!!
Continuam curiosos? Então vou dar-vos mais uma dica: as ilustrações são em relevo o que lhes vai permitir experimentar as texturas.
Vem ler e experimentar outras sensações que o livro te vai dar.


A Prof. Bibliotecária
Cândida Ribeiro
sexta-feira, 16 de abril de 2010

VISITA a EXPOSIÇÃO PATENTE NA BE/CRE

Na BE/cre está patente uma exposição sobre os Descobrimentos Portugueses e é fruto de uma parceria com o Clube do Património, que ao longo dos anos tem tido um enorme êxito entre os alunos.
A BE/CRE e o Clube do Património fizeram novamente, este ano, uma parceria com um Museu, desta vez o Museu Guerra Junqueiro do Porto, que pôs ao nosso dispor Maletas Pedagógicas com materiais sobre a temática dos Descobrimentos que estão visíveis na exposição da BE.
Será visitada por todos os alunos com os respectivos professores de História e Geografia de Portugal , ao longo da semana.
Toda a comunidade educativa que tenha curiosidade por esta temática poderá visitá-la até á próxima quinta-feira.
Vale a pena!

A prof Bibliotecária
Cândida Ribeiro



quarta-feira, 14 de abril de 2010

CONCURSO ENTRE PALAVRAS - JN

Vou começar por felicitar todos os alunos que frequentam o Clube de Jornalismo na BE/CRE, pelo facto de terem sido seleccionados para a Distrital , em Aveiro, do Concurso Entre Palavras.
No dia 21, à tarde, acompanhados pelos professores de Português do 3ºciclo, António Aguiar, e Cândida Ribeiro, Coordenadora da BE/CRE, os quatro alunos do 8º ano, Emanuel, Edgar, Thor e Filipa estarão no ISCA em Aveiro para debaterem um novo tema:

«Vantagens e Desvantagens das Redes Sociais»

Os outros alunos do Jornalismo e alguns convidados poderão participar como claque desta equipa.
Vamos todos apoiá-los!!!
Os participantes introduzirão o tema com a apresentação de um powerpoint e depois os quatro sentar-se-ão à volta de uma mesa redonda e irão esgrimir argumentos sobre o tema já referido.
Quero agradecer à professora Liliana Monteiro a ajuda prestada na sessão preparatória e selecção de algum material.
Para os alunos um abraço do tamanho do mundo.

Profª Cândida Ribeiro
quarta-feira, 31 de março de 2010

BOA PÁSCOA


Vamos todos gozar de algum descanso, pois, estamos na interrupção da Páscoa. Aos pais e Encarregados de Educação, aos alunos , professores do Agrupamento e outros utilizadores da BE/CRE votos de uns dias felizes com muitas amêndoas e ovos coloridos mas, sobretudo com muitas e boas LEITURAS.
Um abraço para todos.
A Professora Bibliotecária
Cândida Ribeiro
segunda-feira, 29 de março de 2010

SEMANA DA LEITURA

Na BE/CRE da Escola Sá Couto, realizou-se de 22 a 26 de Março a Semana da Leitura.
«Teatro, Conto, Música e Poesia no reino da fantasia», viveram-se intensamente com alunos das várias escolas do Agrupamento e vários Encarregados de Educação.
Nestas actividades coordenadas pela Professora Bibliotecária estiveram envolvidos todos os elementos da equipa da BE.




Estiveram connosco os meninos do 4º ano de Espinho2 que assistiram e participaram com música e poesia.
Foi um intercâmbio enriquecedor que nos encheu de alegria.
Vários Encarregados de Educação, a nosso convite, acompanharam os filhos e mostraram-se atentos e satisfeitos pelo desempenho dos vários alunos que intervieram.





De mais longe vieram os meninos do 4º ano da Escola de Guetim.
Viveram e colaboraram muito atentamente na hora do Conto.
Para nós trouxeram uma canção muito bem interpretada que nos maravilhou.



A poesia foi trazida à BE/CRE pelos alunos do 5ºC e 6º J acompanhados à guitarra por uma aluna do 6º ano.
O Cinema e a Ciência através de exposições bibliográficas estiveram patentes na BE/CRE para ser visitada pelos alunos e restante comunidade educativa.



O 3º ciclo esteve muito animado e colaborativo através do Teatro.
Foi mimada a peça "Carta escrita no ano 2070", suportada pela projecção de um vídeo sobre a importância da água no planeta.
Foi feita uma parceria com a disciplina de Ciências e com o Grupo de Teatro do 8ºC, cujos alunos estiveram presentes na recepção aos alunos das Escolas do Agrupamento.




Alegria e poesia trocada entre os alunos do 5º H e 4º ano de Espinho3 fez viver na BE um momento calmo e de prazer.
Palavras serenas de grandes poetas na boca dos nossos alunos.




E porque não há festa sem Pais e Encarregados de Educação estiveram connosco os de vários alunos que se entusiasmaram com o Conto e a Poesia teatralizados no reino da fantasia.

quinta-feira, 25 de março de 2010

POESIA é ALEGRIA

Toda a Equipa da BE esteve muito envolvida na Semana da Leitura. Através da Música,Poesia e Conto vivemos momentos inesquecíveis.
Durante a semana recebemos os meninos do 4º ano das Escolas do Agrupamento que também nos presentearam com os seus trabalhos.
Também a Biblioteca da Escola de Espinho2 trouxe até nós muita música e poesia e alguns pais.
Penso que os meninos foram felizes com tudo o vivido na BE da SÀ COUTO e na convivência com os alunos «maiores».
A professora Liliana, das TIC, construiu um bonito video em que, por também ser a semana da Ciência, associou as imagens dos animais, à música e à poesia dita por vários alunos.
Vê e ouve com atenção ... liga as colunas...

SEMANA da LEITURA

A POESIA ANDA no AR...

O que é a Poesia?
A poesia é ler, escrever e sonhar
Voar e imaginar...
A poesia É jogar com as palavras!
É exprimir o que sentimos
É escrever o que pensamos!
Filipa Pértiga, 8ºC


Sobre a Poesia:
A poesia é amar o que não vemos.
É querer o o que não temos,
É gostar do que escrevemos,
É passar para uma folha o que imaginamos!
É revelar em dois ou três versos tudo...
Mas mesmo tudo aquilo
Que em pensamentos expressamos...
Filipa Pértiga 8ºC


Na Poesia...
Ninguém é superior...
Ninguém é inferior
Somos todos iguais,
Mas infelizmente mortais...
Olhei para o céu
E vi um poeta imaginário...
O poeta, afinal, era eu
Como se a minha vida fosse ao contrário.
Jéssica Pinto,8ºC

Poesia
Poesia não, não é ilusão...
Sente-se sem se ver.
Ela bate e invade o nosso coração
Ontem,hoje e até morrer
Jéssica Pinto, 8ºC

SEMANA da LEITURA-Música e Poesia no Reino da Fantasia

A POESIA vista pelos alunos do 8ºAno

«A poesia é fogo que nos inspira e enreda a alma...»
Catarina Valente 8ºB

«A poesia é tudo à nossa volta:é vida, é morte,é dor, é a revolta das palavras e dos sentimentos...»
Ana Duarte, 8ºB

«A poesia exprime em cada palavra e em cada verso o que o nosso coração não consegue falar.»
Rafaela Meireles e Núria Rodrigues, 8ºB

«A poesia é um conjunto de estrofes que nos desenham um vasto Mundo que nos inspira...»
Thor Struck, 8º B

«A poesia tira a dor...é música...dá-nos alegria...»
Silvéria Patricia, 8ºB

«A poesia é amor e, por vezes, é a própria dor...
Ana Matos e Filipa Nina, 8ºB

«Um poema é a expressão do amor,da amizade e, às vezes, do ódio...»
Joana Silva, 8ºB

«A poesia Simboliza o que sentimos e é a revelação do nosso pensamento»
Carina Amade, 8ºB
quarta-feira, 24 de março de 2010

Jornais produzidos na Escola

Na BE/CRE tens ao teu dispor dois jornais, um representa a colaboração dos alunos das Escolas do Agrupamento - A GAIVOTA, no qual tu próprio podes participar escrevendo as tuas notícias, artigos de opinião, crónicas, entrevistas ou outros textos.
O grupo da actividade «O Jornalismo», também na BE, tem criado nos últimos anos um Boletim Informativo com vários tipos de textos todos eles muito interessantes e de agradável leitura. As fotografias são também muito expressivas e dão bem a ideia da diversidade de actividades desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano.
Vai à BE e pede o boletim. Vais gostar!!!!
Queres saber o nome?- «Jovens Repórteres»
Related Posts with Thumbnails