Vou começar por felicitar todos os alunos que frequentam o Clube de Jornalismo na BE/CRE, pelo facto de terem sido seleccionados para a Distrital , em Aveiro, do Concurso Entre Palavras.CONCURSO ENTRE PALAVRAS - JN
Vou começar por felicitar todos os alunos que frequentam o Clube de Jornalismo na BE/CRE, pelo facto de terem sido seleccionados para a Distrital , em Aveiro, do Concurso Entre Palavras.BOA PÁSCOA

Vamos todos gozar de algum descanso, pois, estamos na interrupção da Páscoa. Aos pais e Encarregados de Educação, aos alunos , professores do Agrupamento e outros utilizadores da BE/CRE votos de uns dias felizes com muitas amêndoas e ovos coloridos mas, sobretudo com muitas e boas LEITURAS.
Um abraço para todos.
A Professora Bibliotecária
Cândida Ribeiro
SEMANA DA LEITURA
Estiveram connosco os meninos do 4º ano de Espinho2 que assistiram e participaram com música e poesia.
Foi um intercâmbio enriquecedor que nos encheu de alegria.
Vários Encarregados de Educação, a nosso convite, acompanharam os filhos e mostraram-se atentos e satisfeitos pelo desempenho dos vários alunos que intervieram.
De mais longe vieram os meninos do 4º ano da Escola de Guetim.
Viveram e colaboraram muito atentamente na hora do Conto.
Para nós trouxeram uma canção muito bem interpretada que nos maravilhou.
A poesia foi trazida à BE/CRE pelos alunos do 5ºC e 6º J acompanhados à guitarra por uma aluna do 6º ano.
O Cinema e a Ciência através de exposições bibliográficas estiveram patentes na BE/CRE para ser visitada pelos alunos e restante comunidade educativa.
O 3º ciclo esteve muito animado e colaborativo através do Teatro.
Foi mimada a peça "Carta escrita no ano 2070", suportada pela projecção de um vídeo sobre a importância da água no planeta.
Foi feita uma parceria com a disciplina de Ciências e com o Grupo de Teatro do 8ºC, cujos alunos estiveram presentes na recepção aos alunos das Escolas do Agrupamento.
Alegria e poesia trocada entre os alunos do 5º H e 4º ano de Espinho3 fez viver na BE um momento calmo e de prazer.
Palavras serenas de grandes poetas na boca dos nossos alunos.
E porque não há festa sem Pais e Encarregados de Educação estiveram connosco os de vários alunos que se entusiasmaram com o Conto e a Poesia teatralizados no reino da fantasia.
POESIA é ALEGRIA
Durante a semana recebemos os meninos do 4º ano das Escolas do Agrupamento que também nos presentearam com os seus trabalhos.
Também a Biblioteca da Escola de Espinho2 trouxe até nós muita música e poesia e alguns pais.
Penso que os meninos foram felizes com tudo o vivido na BE da SÀ COUTO e na convivência com os alunos «maiores».
A professora Liliana, das TIC, construiu um bonito video em que, por também ser a semana da Ciência, associou as imagens dos animais, à música e à poesia dita por vários alunos.
Vê e ouve com atenção ... liga as colunas...
SEMANA da LEITURA
O que é a Poesia?
A poesia é ler, escrever e sonhar
Voar e imaginar...
A poesia É jogar com as palavras!
É exprimir o que sentimos
É escrever o que pensamos!
Filipa Pértiga, 8ºC
Sobre a Poesia:
A poesia é amar o que não vemos.

É querer o o que não temos,
É gostar do que escrevemos,
É passar para uma folha o que imaginamos!
É revelar em dois ou três versos tudo...
Mas mesmo tudo aquilo
Que em pensamentos expressamos...
Filipa Pértiga 8ºC
Na Poesia...
Ninguém é superior...
Ninguém é inferior
Somos todos iguais,
Mas infelizmente mortais...
Olhei para o céu
E vi um poeta imaginário...
O poeta, afinal, era eu
Como se a minha vida fosse ao contrário.
Jéssica Pinto,8ºC
Poesia
Poesia não, não é ilusão...
Sente-se sem se ver.
Ela bate e invade o nosso coração
Ontem,hoje e até morrer
Jéssica Pinto, 8ºC
SEMANA da LEITURA-Música e Poesia no Reino da Fantasia
A POESIA vista pelos alunos do 8ºAno«A poesia é fogo que nos inspira e enreda a alma...»
Catarina Valente 8ºB
«A poesia é tudo à nossa volta:é vida, é morte,é dor, é a revolta das palavras e dos sentimentos...»
Ana Duarte, 8ºB
«A poesia exprime em cada palavra e em cada verso o que o nosso coração não consegue falar.»
Rafaela Meireles e Núria Rodrigues, 8ºB
«A poesia é um conjunto de estrofes que nos desenham um vasto Mundo que nos inspira...»
Thor Struck, 8º B
«A poesia tira a dor...é música...dá-nos alegria...»
Silvéria Patricia, 8ºB
«A poesia é amor e, por vezes, é a própria dor...
Ana Matos e Filipa Nina, 8ºB
«Um poema é a expressão do amor,da amizade e, às vezes, do ódio...»
Joana Silva, 8ºB
«A poesia Simboliza o que sentimos e é a revelação do nosso pensamento»
Carina Amade, 8ºB
Jornais produzidos na Escola
O grupo da actividade «O Jornalismo», também na BE, tem criado nos últimos anos um Boletim Informativo com vários tipos de textos todos eles muito interessantes e de agradável leitura. As fotografias são também muito expressivas e dão bem a ideia da diversidade de actividades
Vai à BE e pede o boletim. Vais gostar!!!!
Queres saber o nome?- «Jovens Repórteres»
O Jardim veio à BE/CRE da Sá Couto
A história chamava-se:«A Gotinha medrosa». Com o auxílio das novas tecnologias as imagens iam passando e os olhos dos meninos, muito abertos, rodavam do ecran para a minha voz.
Momentos mágicos! Momentos inesquecíveis!
Vou ter saudades!!!!
Conversas com Escritores
Desta vez, tivemos na BE/CRE a Escritora Ana Saldanha, que amavelmente respondeu a todas as questões e, foram muitas, que os meninos colocaram.
A música e a poesia estiveram presentes pois os alunos animaram o momento da melhor forma que sabem - com muita alegria.
Concurso "Pense antes de publicar"
A iniciativa decorre até ao dia 31 de Março.
Fácil!!! Não?!?!
Aparece na biblioteca e pede ajuda para responderes acertadamente às questões.
CONCORRE!!! e GANHA!!!
Atenção: Existem perguntas em que existe mais que uma resposta válida.
Concorre aqui... na seguinte caixa coloca o teu nome e depois clica em Start Quiz... FORÇA!!!
Após 31 de Março verifica o teu correio electrónico regularmente.


