quinta-feira, 25 de março de 2010
A POESIA ANDA no AR...O que é a Poesia?A poesia é ler, escrever e sonhar
Voar e imaginar...
A poesia É jogar com as palavras!
É exprimir o que sentimos
É escrever o que pensamos!
Filipa Pértiga, 8ºC
Sobre a Poesia: A poesia é amar o que não vemos.

É querer o o que não temos,
É gostar do que escrevemos,
É passar para uma folha o que imaginamos!
É revelar em dois ou três versos tudo...
Mas mesmo tudo aquilo
Que em pensamentos expressamos...
Filipa Pértiga 8ºC
Na Poesia...Ninguém é superior...
Ninguém é inferior
Somos todos iguais,
Mas infelizmente mortais...
Olhei para o céu
E vi um poeta imaginário...
O poeta, afinal, era eu
Como se a minha vida fosse ao contrário.
Jéssica Pinto,8ºC
PoesiaPoesia não, não é ilusão...
Sente-se sem se ver.
Ela bate e invade o nosso coração
Ontem,hoje e até morrer
Jéssica Pinto, 8ºC
A POESIA vista pelos alunos do 8ºAno«A poesia é fogo que nos inspira e enreda a alma...»
Catarina Valente 8ºB
«A poesia é tudo à nossa volta:é vida, é morte,é dor, é a revolta das palavras e dos sentimentos...»
Ana Duarte, 8ºB
«A poesia exprime em cada palavra e em cada verso o que o nosso coração não consegue falar.»
Rafaela Meireles e Núria Rodrigues, 8ºB
«A poesia é um conjunto de estrofes que nos desenham um vasto Mundo que nos inspira...»
Thor Struck, 8º B
«A poesia tira a dor...é música...dá-nos alegria...»
Silvéria Patricia, 8ºB
«A poesia é amor e, por vezes, é a própria dor...
Ana Matos e Filipa Nina, 8ºB
«Um poema é a expressão do amor,da amizade e, às vezes, do ódio...»
Joana Silva, 8ºB
«A poesia Simboliza o que sentimos e é a revelação do nosso pensamento»
Carina Amade, 8ºB
quarta-feira, 24 de março de 2010

Na BE/CRE tens ao teu dispor dois jornais, um representa a colaboração dos alunos das Escolas do Agrupamento -
A GAIVOTA, no qual tu próprio podes participar escrevendo as tuas notícias, artigos de opinião, crónicas, entrevistas ou outros textos.
O grupo da actividade «O Jornalismo», também na BE, tem criado nos últimos anos um Boletim Informativo com vários tipos de textos todos eles muito interessantes e de agradável leitura. As fotografias são também muito expressivas e dão bem a ideia da diversidade de actividades

desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano.
Vai à BE e pede o boletim. Vais gostar!!!!
Queres saber o nome?- «
Jovens Repórteres»
segunda-feira, 22 de março de 2010
No dia 18 de Março os meninos da Educadora Milú vieram à Biblioteca trazer alegria, magia e entusiasmo à hora do conto.
A história chamava-se:«A Gotinha medrosa». Com o auxílio das novas tecnologias as imagens iam passando e os olhos dos meninos, muito abertos, rodavam do ecran para a minha voz.
Momentos mágicos! Momentos inesquecíveis!
Vou ter saudades!!!!
Os momentos passados à conversa com escritores são sempre inolvidáveis. A carga de magia, o prazer da descoberta e a curiosidade latente na cabeça dos meninos tornam estes instantes em momentos únicos.
Desta vez, tivemos na BE/CRE a Escritora Ana Saldanha, que amavelmente respondeu a todas as questões e, foram muitas, que os meninos colocaram.
A música e a poesia estiveram presentes pois os alunos animaram o momento da melhor forma que sabem - com muita alegria.
sábado, 20 de março de 2010
A Insafe, rede europeia de sensibilização para a segurança na Internet, convida alunos dos 9 aos 15 anos a participar no concurso subordinado ao tema Pense antes de publicar.
A iniciativa decorre até ao dia 31 de Março.
O concurso consiste num questionário on-line, composto por
onze questões de escolha múltipla.
Fácil!!! Não?!?!Aparece na biblioteca e pede ajuda para responderes acertadamente às questões.
CONCORRE!!! e GANHA!!!Atenção: Existem perguntas em que existe mais que uma resposta válida.
Concorre aqui... na seguinte caixa coloca o teu nome e depois clica em
Start Quiz...
FORÇA!!!Após 31 de Março verifica o teu correio electrónico regularmente.
quinta-feira, 18 de março de 2010

De 22 a 26 de Março decorrerá na BE/CRE« A Semana da Leitura».Estarão de mãos dadas a Ciência, a Música e a Poesia no reino da fantasia.Decorrerão actividades variadas como:
- Projecção de filmes
- Exposição bibliográfica
- Declamação e leitura de poesias
- Horas do conto
- Projecção de powerpoints com poesias ditas por alunos e cuja temática serão os animais e a árvore.
Teremos na BE na 4ªfeira os meninos da Escola de Espinho2 que trarão música e poesia aos colegas da Sá Couto.
Será uma semana mágica em que esperamos que tu te empenhes.
Surgirão várias surpresas e tu poderás participar delas.
Gostas de dizer poesia? Sabes algum poema que queiras partilhar connosco?
Aparece! Serás muito bem recebido na BE/CRE e viveremos juntos uma semana inesquecível.
Vou partilhar convosco uma poesia que uma aluna escreveu sobre o que era uma aula:
A AULA
Quando estamos na aula,
Não damos pelo tempo a passar.

Na ânsia de aprender
O que a professora tem para ensinar.
Ela adora o que faz
A escola é importante.
É a sua devoção.
Na aula aprende-se.
Há riso, há alegria
Connosco temos a professora Maria
Na nossa companhia.
Ela incentiva-nos,
Dá-nos trabalho
Lemos, escrevemos
E até o retrato já fizemos
Este ano está a acabar
Vamos para férias
Com a esperança de voltar
E a Professora Maria cá encontrar
Maria da Conceição
quarta-feira, 17 de março de 2010

Na BE/CRE podes passar alguns dos teus tempos livres de uma forma descansada e divertida.
No cantinho da leitura informal tens várias revistas e jornais.
É uma forma diferente de aprender mas de que tu também vais gostar.
Aparece e traz um amigo contigo.
Deixo-te algumas capas.


quarta-feira, 10 de março de 2010
Caros alunos:
Podes ficar a conhecer melhor a obra da autora Ana Saldanha através desta animação que te deixamos.
Não te esqueças que a autora estará dia 15 de Março, pelas 10h, na BE/CRE e no final da sessão dará autógrafos a todos.
Escolhe aqui e adquire na BE o teu livro preferido.
domingo, 7 de março de 2010

No próximo dia
15 de Março, estará na BE da nossa Escola a escritora
ANA SALDANHA, para conversar com os alunos e professores sobre a sua obra.
Esta visita é um trabalho de parceria entre a BE/CRE, o Departamento de Línguas e a Editora Leya e está a ser coordenado pelas professoras Cândida Ribeiro, Ligia Patacho e Manuela Sá.
Nas aulas de Língua Portuguesa estão a ser trabalhadas, com os alunos, várias obras da autora e a serem realizados trabalhos sobre a vida e obra da mesma.

A
partir do dia 8 decorrerá na BE/CRE uma
Feira do Livro com obras da autora que podem ser adquiridas por todos com
desconto.
No final todos poderão ter o livro autografado pela autora.
Eu já escolhi e comprei o meu-«
O Romance de Rita R.»- já estou a lê-lo e estou muito curiosa por saber a razão da escolha deste título!
Aparece na BE e escolhe o teu livro preferido!
quinta-feira, 4 de março de 2010
Chegaram à Biblioteca várias novidades e vou apresentar-tas aqui para que tu possas partilhar as tuas novas leituras com os amigos e em família. Vai à BE e procura-os nas estantes.
Quando os leres deixa aqui a tua opinião.
domingo, 28 de fevereiro de 2010

Caros alunos:
Há na BE uma vontade enorme de vos agradar na escolha das vossas leituras, por isso, tentamos sempre ouvir a vossa opinião, a dos vossos professores e até dos pais sempre que no la quiserem dar.
Há algumas novidades na BE/CRE que podem aproveitar para variarem as vossas leituras mas hoje escolhi «A minha primeira República» de José Jorge Letria, da Editora D. Quixote.
No ano em que se comemora o centenário da República é um livro que vos vai ajudar a conhecer e acompanhar melhor os eventos que fores vendo anunciados ao longo deste ano , mas sobretudo seres capaz de perceber melhor este assunto tão importante da nossa História
Depois de leres deixa o teu comentário para incentivares outros colegas a fazê-lo.
BOAS LEITURAS
Prof. Cândida Ribeiro
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Caros Jóvens Repórteres e amigos:
A falta de tempo obriga-me a ir fazendo, aos poucos, estas postagens. Hoje, quero felicitar todos os alunos do 8ºA, 8ºB e 8ºC e 5ºD que fazem parte do Clube de Jornalismo e ,também aqueles que se juntaram para este debate cujo tema era o « Emprego e Desemprego».
Foi um momento mágico em que conversámos sobre um tema tão actual e preocupante em Portugal.
Assistimos à preocupação que vocês, apesar de tão jovens ainda, manifestam por temáticas sociais tão importantes para todos nós.
Todos se portaram tão bem que eu não consegui descobrir desta vez um vencedor.
A timidez inibiu inicialmente alguns mas, depois lá se soltaram. Fiquei muito feliz com o vosso desempenho.
Na Notícia do JN vem uma imprecisão quanto aos vencedores e eu já contactei o jornal para desfazer o engano.
Vamos continuar a trabalhar e juntos iremos fazendo este caminho da aprendizagem.
Um grande abraço para todos.
Professora Cândida Ribeiro
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
O aluno Pedro Oliveira do 8º C elaborou um powerpoint sobre a temática do Concurso "Entre Palavras" - Emprego e Desemprego - promovido pelo JN e passado na BE/CRE, no dia 24 de Fevereiro, dia do debate.
O aluno quer partilhá-lo agora.
Ligue o som...
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Programa da actividade desenvolvida hoje na BE no âmbito do Concurso Entre Palavras:
1º- A professora Cândida Ribeiro fez a apresentação da actividade e deu as boas vindas à Equipa de Reportagem do «Jornal de Noticias»
2º- Apresentou de seguida as duas equipas em confronto:
Equipa A (alunos do 8º A e 8ºB) que defendia «O Emprego» e era constituida pelos seguintes alunos: EMANUEL, EDGAR, JOANA, THOR e FABIUS (5º ano).
Equipa B ( alunos do8ºC) que defendia «O Desemprego» e era constituída pelos seguintes alunos: FILIPA, PEDRO, JOSÈ MIGUEL; RUI; ANDRÈ E JOÂO.
Apresentou igualmente a Moderadora do Debate professora Lígia Patacho.
3º- Apresentação de um PowerPoint sobre as temáticas do «Emprego» e « Desemprego» elaborado pelo aluno Pedro da equipa B.
4º- A professora Moderadora indicou as regras inerentes ao debate a saber:
-Inscrição dos participantes.
-Tempo de intervenção.
5º- Comentário das equipas, dando opinião sobre os temas apresentados no PowerPoint e orientação do professor António Aguiar.
6º- Desenvolvimento do Debate.
7º- «Terminus» da sessão com agradecimento a todos os presentes.

Hoje pelas 15h, decorreu na BE/CRE uma actividade preparada em parceria pelo Clube de Jornalismo, uma das actividades semanais da BE, a disciplina de português do 3º ciclo, orientada pelo professor António Aguiar e o Jornal de Noticias.
Dois grupos de alunos pesquisaram e estruturaram um trabalho sobre : Emprego e Desemprego em Portugal e foi organizado um debate que foi moderado pela professora Lígia Patacho.
Este grupo de alunos inscreveu-se no concurso Entre Palavras do JN e com a professora Cândida Ribeiro, António Aguiar e Ligia Patacho têm preparado este trabalho em clima de grande camaradagem.
O Pedro do 8º ano criou um excelente PowerPoint sobre o tema , que ele próprio apresentou.
O debate teve a presença de uma Jornalista e de um fotógrafo do JN que atentamente assistiram aos trabalhos.Também assistiram vários alunos e alguns professores da Escola o que muito nos agradou e a todos agradecemos a presença.
Na sua edição de manhã o JN publicará um trabalho sobre o evento.
Simpaticamente , o JN presenteou os participantes com um livro e jornais do dia e à BE/CRE ofereceu também exemplares de Dicionários e uma Enciclopédia.
Aos alunos participantes o meu obrigada pelo esforço e pelo trabalho que apresentaram. Também à professora Ligia o meu reconhecimento pela ajuda ao longo destas semanas e sobretudo pela forma serena como moderou o debate.
Estejam atentos,pois iremos postar aqui no blog uma reportagem fotográfica que está a ser trabalhada.
Vamos continuar a trabalhar.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Olá a todos!!!
Há pouco tempo descobri um site onde posso ler livros on-line e no final de ler a história posso ouvir a história. E mais... posso guardar a história no meu computador para a ouvir quando eu quiser. Não acham fantástico? E por isso resolvi partilhar com todos vós. Espero que gostem e que venham aqui contar o que acharam.
A Biblioteca de Livros Digitais é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler. A Biblioteca de Livros Digitais é uma iniciativa Web 2.0, estruturada pela agregação de um número considerável de projectos individuais partilhados, entretecidos numa teia dinâmica de ligações e RSS.
A Biblioteca visa criar um espaço comunitário na Internet, que se situa para lá do conceito tradicional de lugar da publicação na rede, entendido como mero repositório de trabalhos.
A Biblioteca é um lugar de partilhas, de troca de experiências, agregador de todos quantos promovem e usufruem do prazer de ler e estão interessados em alargar o seu ciclo de amigos e conhecidos.
http://e-livros.clube-de-leituras.pt/
Ass: Liliana Monteiro
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Integrado na actividade "Inverno, Inverno" apresentamos-te hoje um novo trabalho cujo tema é o CARNAVAL. Para te divertires e aprenderes realiza primeiro a pesquisa e depois responde às questões da ficha que colocámos no Blog.
Profª Cândida
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010