quinta-feira, 25 de março de 2010

SEMANA da LEITURA

A POESIA ANDA no AR...

O que é a Poesia?
A poesia é ler, escrever e sonhar
Voar e imaginar...
A poesia É jogar com as palavras!
É exprimir o que sentimos
É escrever o que pensamos!
Filipa Pértiga, 8ºC


Sobre a Poesia:
A poesia é amar o que não vemos.
É querer o o que não temos,
É gostar do que escrevemos,
É passar para uma folha o que imaginamos!
É revelar em dois ou três versos tudo...
Mas mesmo tudo aquilo
Que em pensamentos expressamos...
Filipa Pértiga 8ºC


Na Poesia...
Ninguém é superior...
Ninguém é inferior
Somos todos iguais,
Mas infelizmente mortais...
Olhei para o céu
E vi um poeta imaginário...
O poeta, afinal, era eu
Como se a minha vida fosse ao contrário.
Jéssica Pinto,8ºC

Poesia
Poesia não, não é ilusão...
Sente-se sem se ver.
Ela bate e invade o nosso coração
Ontem,hoje e até morrer
Jéssica Pinto, 8ºC

SEMANA da LEITURA-Música e Poesia no Reino da Fantasia

A POESIA vista pelos alunos do 8ºAno

«A poesia é fogo que nos inspira e enreda a alma...»
Catarina Valente 8ºB

«A poesia é tudo à nossa volta:é vida, é morte,é dor, é a revolta das palavras e dos sentimentos...»
Ana Duarte, 8ºB

«A poesia exprime em cada palavra e em cada verso o que o nosso coração não consegue falar.»
Rafaela Meireles e Núria Rodrigues, 8ºB

«A poesia é um conjunto de estrofes que nos desenham um vasto Mundo que nos inspira...»
Thor Struck, 8º B

«A poesia tira a dor...é música...dá-nos alegria...»
Silvéria Patricia, 8ºB

«A poesia é amor e, por vezes, é a própria dor...
Ana Matos e Filipa Nina, 8ºB

«Um poema é a expressão do amor,da amizade e, às vezes, do ódio...»
Joana Silva, 8ºB

«A poesia Simboliza o que sentimos e é a revelação do nosso pensamento»
Carina Amade, 8ºB
quarta-feira, 24 de março de 2010

Jornais produzidos na Escola

Na BE/CRE tens ao teu dispor dois jornais, um representa a colaboração dos alunos das Escolas do Agrupamento - A GAIVOTA, no qual tu próprio podes participar escrevendo as tuas notícias, artigos de opinião, crónicas, entrevistas ou outros textos.
O grupo da actividade «O Jornalismo», também na BE, tem criado nos últimos anos um Boletim Informativo com vários tipos de textos todos eles muito interessantes e de agradável leitura. As fotografias são também muito expressivas e dão bem a ideia da diversidade de actividades desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano.
Vai à BE e pede o boletim. Vais gostar!!!!
Queres saber o nome?- «Jovens Repórteres»
segunda-feira, 22 de março de 2010

O Jardim veio à BE/CRE da Sá Couto

No dia 18 de Março os meninos da Educadora Milú vieram à Biblioteca trazer alegria, magia e entusiasmo à hora do conto.
A história chamava-se:«A Gotinha medrosa». Com o auxílio das novas tecnologias as imagens iam passando e os olhos dos meninos, muito abertos, rodavam do ecran para a minha voz.
Momentos mágicos! Momentos inesquecíveis!
Vou ter saudades!!!!

Conversas com Escritores

Os momentos passados à conversa com escritores são sempre inolvidáveis. A carga de magia, o prazer da descoberta e a curiosidade latente na cabeça dos meninos tornam estes instantes em momentos únicos.
Desta vez, tivemos na BE/CRE a Escritora Ana Saldanha, que amavelmente respondeu a todas as questões e, foram muitas, que os meninos colocaram.
A música e a poesia estiveram presentes pois os alunos animaram o momento da melhor forma que sabem - com muita alegria.

sábado, 20 de março de 2010

Concurso "Pense antes de publicar"

A Insafe, rede europeia de sensibilização para a segurança na Internet, convida alunos dos 9 aos 15 anos a participar no concurso subordinado ao tema Pense antes de publicar.
A iniciativa decorre até ao dia 31 de Março.
O concurso consiste num questionário on-line, composto por onze questões de escolha múltipla.
Fácil!!! Não?!?!

Aparece na biblioteca e pede ajuda para responderes acertadamente às questões.

CONCORRE!!! e GANHA!!!

Atenção: Existem perguntas em que existe mais que uma resposta válida.

Concorre aqui... na seguinte caixa coloca o teu nome e depois clica em Start Quiz... FORÇA!!!


Após 31 de Março verifica o teu correio electrónico regularmente.
quinta-feira, 18 de março de 2010

SEMANA da LEITURA

De 22 a 26 de Março decorrerá na BE/CRE« A Semana da Leitura».Estarão de mãos dadas a Ciência, a Música e a Poesia no reino da fantasia.Decorrerão actividades variadas como:
- Projecção de filmes
- Exposição bibliográfica
- Declamação e leitura de poesias
- Horas do conto
- Projecção de powerpoints com poesias ditas por alunos e cuja temática serão os animais e a árvore.
Teremos na BE na 4ªfeira os meninos da Escola de Espinho2 que trarão música e poesia aos colegas da Sá Couto.
Será uma semana mágica em que esperamos que tu te empenhes.
Surgirão várias surpresas e tu poderás participar delas.
Gostas de dizer poesia? Sabes algum poema que queiras partilhar connosco?
Aparece! Serás muito bem recebido na BE/CRE e viveremos juntos uma semana inesquecível.

Vou partilhar convosco uma poesia que uma aluna escreveu sobre o que era uma aula:

A AULA

Quando estamos na aula,
Não damos pelo tempo a passar.
Na ânsia de aprender
O que a professora tem para ensinar.
Ela adora o que faz
A escola é importante.
É a sua devoção.
Na aula aprende-se.
Há riso, há alegria
Connosco temos a professora Maria
Na nossa companhia.
Ela incentiva-nos,
Dá-nos trabalho
Lemos, escrevemos
E até o retrato já fizemos
Este ano está a acabar
Vamos para férias
Com a esperança de voltar
E a Professora Maria cá encontrar

Maria da Conceição
quarta-feira, 17 de março de 2010

Aprender de forma diferente


Na BE/CRE podes passar alguns dos teus tempos livres de uma forma descansada e divertida.

No cantinho da leitura informal tens várias revistas e jornais.

É uma forma diferente de aprender mas de que tu também vais gostar.

Aparece e traz um amigo contigo.

Deixo-te algumas capas.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Bibliografia de Ana Saldanha

Caros alunos:

Podes ficar a conhecer melhor a obra da autora Ana Saldanha através desta animação que te deixamos.
Não te esqueças que a autora estará dia 15 de Março, pelas 10h, na BE/CRE e no final da sessão dará autógrafos a todos.
Escolhe aqui e adquire na BE o teu livro preferido.

domingo, 7 de março de 2010

CONVERSAS com ESCRITORES

No próximo dia 15 de Março, estará na BE da nossa Escola a escritora ANA SALDANHA, para conversar com os alunos e professores sobre a sua obra.

Esta visita é um trabalho de parceria entre a BE/CRE, o Departamento de Línguas e a Editora Leya e está a ser coordenado pelas professoras Cândida Ribeiro, Ligia Patacho e Manuela Sá.

Nas aulas de Língua Portuguesa estão a ser trabalhadas, com os alunos, várias obras da autora e a serem realizados trabalhos sobre a vida e obra da mesma.

A partir do dia 8 decorrerá na BE/CRE uma Feira do Livro com obras da autora que podem ser adquiridas por todos com desconto.
No final todos poderão ter o livro autografado pela autora.

Eu já escolhi e comprei o meu-«O Romance de Rita R.»- já estou a lê-lo e estou muito curiosa por saber a razão da escolha deste título!

Aparece na BE e escolhe o teu livro preferido!
Related Posts with Thumbnails