quinta-feira, 18 de março de 2010

SEMANA da LEITURA

De 22 a 26 de Março decorrerá na BE/CRE« A Semana da Leitura».Estarão de mãos dadas a Ciência, a Música e a Poesia no reino da fantasia.Decorrerão actividades variadas como:
- Projecção de filmes
- Exposição bibliográfica
- Declamação e leitura de poesias
- Horas do conto
- Projecção de powerpoints com poesias ditas por alunos e cuja temática serão os animais e a árvore.
Teremos na BE na 4ªfeira os meninos da Escola de Espinho2 que trarão música e poesia aos colegas da Sá Couto.
Será uma semana mágica em que esperamos que tu te empenhes.
Surgirão várias surpresas e tu poderás participar delas.
Gostas de dizer poesia? Sabes algum poema que queiras partilhar connosco?
Aparece! Serás muito bem recebido na BE/CRE e viveremos juntos uma semana inesquecível.

Vou partilhar convosco uma poesia que uma aluna escreveu sobre o que era uma aula:

A AULA

Quando estamos na aula,
Não damos pelo tempo a passar.
Na ânsia de aprender
O que a professora tem para ensinar.
Ela adora o que faz
A escola é importante.
É a sua devoção.
Na aula aprende-se.
Há riso, há alegria
Connosco temos a professora Maria
Na nossa companhia.
Ela incentiva-nos,
Dá-nos trabalho
Lemos, escrevemos
E até o retrato já fizemos
Este ano está a acabar
Vamos para férias
Com a esperança de voltar
E a Professora Maria cá encontrar

Maria da Conceição
quarta-feira, 17 de março de 2010

Aprender de forma diferente


Na BE/CRE podes passar alguns dos teus tempos livres de uma forma descansada e divertida.

No cantinho da leitura informal tens várias revistas e jornais.

É uma forma diferente de aprender mas de que tu também vais gostar.

Aparece e traz um amigo contigo.

Deixo-te algumas capas.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Bibliografia de Ana Saldanha

Caros alunos:

Podes ficar a conhecer melhor a obra da autora Ana Saldanha através desta animação que te deixamos.
Não te esqueças que a autora estará dia 15 de Março, pelas 10h, na BE/CRE e no final da sessão dará autógrafos a todos.
Escolhe aqui e adquire na BE o teu livro preferido.

domingo, 7 de março de 2010

CONVERSAS com ESCRITORES

No próximo dia 15 de Março, estará na BE da nossa Escola a escritora ANA SALDANHA, para conversar com os alunos e professores sobre a sua obra.

Esta visita é um trabalho de parceria entre a BE/CRE, o Departamento de Línguas e a Editora Leya e está a ser coordenado pelas professoras Cândida Ribeiro, Ligia Patacho e Manuela Sá.

Nas aulas de Língua Portuguesa estão a ser trabalhadas, com os alunos, várias obras da autora e a serem realizados trabalhos sobre a vida e obra da mesma.

A partir do dia 8 decorrerá na BE/CRE uma Feira do Livro com obras da autora que podem ser adquiridas por todos com desconto.
No final todos poderão ter o livro autografado pela autora.

Eu já escolhi e comprei o meu-«O Romance de Rita R.»- já estou a lê-lo e estou muito curiosa por saber a razão da escolha deste título!

Aparece na BE e escolhe o teu livro preferido!
quinta-feira, 4 de março de 2010

SUGESTÕES DE LEITURA

Chegaram à Biblioteca várias novidades e vou apresentar-tas aqui para que tu possas partilhar as tuas novas leituras com os amigos e em família. Vai à BE e procura-os nas estantes.
Quando os leres deixa aqui a tua opinião.










domingo, 28 de fevereiro de 2010

Novidades na BE/CRE


Caros alunos:

Há na BE uma vontade enorme de vos agradar na escolha das vossas leituras, por isso, tentamos sempre ouvir a vossa opinião, a dos vossos professores e até dos pais sempre que no la quiserem dar.
Há algumas novidades na BE/CRE que podem aproveitar para variarem as vossas leituras mas hoje escolhi «A minha primeira República» de José Jorge Letria, da Editora D. Quixote.
No ano em que se comemora o centenário da República é um livro que vos vai ajudar a conhecer e acompanhar melhor os eventos que fores vendo anunciados ao longo deste ano , mas sobretudo seres capaz de perceber melhor este assunto tão importante da nossa História
Depois de leres deixa o teu comentário para incentivares outros colegas a fazê-lo.

BOAS LEITURAS

Prof. Cândida Ribeiro


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Emprego e Desemprego


Caros Jóvens Repórteres e amigos:

A falta de tempo obriga-me a ir fazendo, aos poucos, estas postagens. Hoje, quero felicitar todos os alunos do 8ºA, 8ºB e 8ºC e 5ºD que fazem parte do Clube de Jornalismo e ,também aqueles que se juntaram para este debate cujo tema era o « Emprego e Desemprego».
Foi um momento mágico em que conversámos sobre um tema tão actual e preocupante em Portugal.
Assistimos à preocupação que vocês, apesar de tão jovens ainda, manifestam por temáticas sociais tão importantes para todos nós.
Todos se portaram tão bem que eu não consegui descobrir desta vez um vencedor.
A timidez inibiu inicialmente alguns mas, depois lá se soltaram. Fiquei muito feliz com o vosso desempenho.
Na Notícia do JN vem uma imprecisão quanto aos vencedores e eu já contactei o jornal para desfazer o engano.
Vamos continuar a trabalhar e juntos iremos fazendo este caminho da aprendizagem.
Um grande abraço para todos.
Professora Cândida Ribeiro
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Debate: Emprego e Desemprego


Emprego e Desemprego - Entre Palavras

O aluno Pedro Oliveira do 8º C elaborou um powerpoint sobre a temática do Concurso "Entre Palavras" - Emprego e Desemprego - promovido pelo JN e passado na BE/CRE, no dia 24 de Fevereiro, dia do debate.

O aluno quer partilhá-lo agora.

Ligue o som...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Concurso Entre Palavras na BE/CRE

Programa da actividade desenvolvida hoje na BE no âmbito do Concurso Entre Palavras:

1º- A professora Cândida Ribeiro fez a apresentação da actividade e deu as boas vindas à Equipa de Reportagem do «Jornal de Noticias»

2º- Apresentou de seguida as duas equipas em confronto:

Equipa A (alunos do 8º A e 8ºB) que defendia «O Emprego» e era constituida pelos seguintes alunos: EMANUEL, EDGAR, JOANA, THOR e FABIUS (5º ano).

Equipa B ( alunos do8ºC) que defendia «O Desemprego» e era constituída pelos seguintes alunos: FILIPA, PEDRO, JOSÈ MIGUEL; RUI; ANDRÈ E JOÂO.

Apresentou igualmente a Moderadora do Debate professora Lígia Patacho.

3º- Apresentação de um PowerPoint sobre as temáticas do «Emprego» e « Desemprego» elaborado pelo aluno Pedro da equipa B.

4º- A professora Moderadora indicou as regras inerentes ao debate a saber:
-Inscrição dos participantes.
-Tempo de intervenção.

5º- Comentário das equipas, dando opinião sobre os temas apresentados no PowerPoint e orientação do professor António Aguiar.

6º- Desenvolvimento do Debate.

7º- «Terminus» da sessão com agradecimento a todos os presentes.
Related Posts with Thumbnails