domingo, 7 de março de 2010

CONVERSAS com ESCRITORES

No próximo dia 15 de Março, estará na BE da nossa Escola a escritora ANA SALDANHA, para conversar com os alunos e professores sobre a sua obra.

Esta visita é um trabalho de parceria entre a BE/CRE, o Departamento de Línguas e a Editora Leya e está a ser coordenado pelas professoras Cândida Ribeiro, Ligia Patacho e Manuela Sá.

Nas aulas de Língua Portuguesa estão a ser trabalhadas, com os alunos, várias obras da autora e a serem realizados trabalhos sobre a vida e obra da mesma.

A partir do dia 8 decorrerá na BE/CRE uma Feira do Livro com obras da autora que podem ser adquiridas por todos com desconto.
No final todos poderão ter o livro autografado pela autora.

Eu já escolhi e comprei o meu-«O Romance de Rita R.»- já estou a lê-lo e estou muito curiosa por saber a razão da escolha deste título!

Aparece na BE e escolhe o teu livro preferido!
quinta-feira, 4 de março de 2010

SUGESTÕES DE LEITURA

Chegaram à Biblioteca várias novidades e vou apresentar-tas aqui para que tu possas partilhar as tuas novas leituras com os amigos e em família. Vai à BE e procura-os nas estantes.
Quando os leres deixa aqui a tua opinião.










domingo, 28 de fevereiro de 2010

Novidades na BE/CRE


Caros alunos:

Há na BE uma vontade enorme de vos agradar na escolha das vossas leituras, por isso, tentamos sempre ouvir a vossa opinião, a dos vossos professores e até dos pais sempre que no la quiserem dar.
Há algumas novidades na BE/CRE que podem aproveitar para variarem as vossas leituras mas hoje escolhi «A minha primeira República» de José Jorge Letria, da Editora D. Quixote.
No ano em que se comemora o centenário da República é um livro que vos vai ajudar a conhecer e acompanhar melhor os eventos que fores vendo anunciados ao longo deste ano , mas sobretudo seres capaz de perceber melhor este assunto tão importante da nossa História
Depois de leres deixa o teu comentário para incentivares outros colegas a fazê-lo.

BOAS LEITURAS

Prof. Cândida Ribeiro


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Emprego e Desemprego


Caros Jóvens Repórteres e amigos:

A falta de tempo obriga-me a ir fazendo, aos poucos, estas postagens. Hoje, quero felicitar todos os alunos do 8ºA, 8ºB e 8ºC e 5ºD que fazem parte do Clube de Jornalismo e ,também aqueles que se juntaram para este debate cujo tema era o « Emprego e Desemprego».
Foi um momento mágico em que conversámos sobre um tema tão actual e preocupante em Portugal.
Assistimos à preocupação que vocês, apesar de tão jovens ainda, manifestam por temáticas sociais tão importantes para todos nós.
Todos se portaram tão bem que eu não consegui descobrir desta vez um vencedor.
A timidez inibiu inicialmente alguns mas, depois lá se soltaram. Fiquei muito feliz com o vosso desempenho.
Na Notícia do JN vem uma imprecisão quanto aos vencedores e eu já contactei o jornal para desfazer o engano.
Vamos continuar a trabalhar e juntos iremos fazendo este caminho da aprendizagem.
Um grande abraço para todos.
Professora Cândida Ribeiro
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Debate: Emprego e Desemprego


Emprego e Desemprego - Entre Palavras

O aluno Pedro Oliveira do 8º C elaborou um powerpoint sobre a temática do Concurso "Entre Palavras" - Emprego e Desemprego - promovido pelo JN e passado na BE/CRE, no dia 24 de Fevereiro, dia do debate.

O aluno quer partilhá-lo agora.

Ligue o som...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Concurso Entre Palavras na BE/CRE

Programa da actividade desenvolvida hoje na BE no âmbito do Concurso Entre Palavras:

1º- A professora Cândida Ribeiro fez a apresentação da actividade e deu as boas vindas à Equipa de Reportagem do «Jornal de Noticias»

2º- Apresentou de seguida as duas equipas em confronto:

Equipa A (alunos do 8º A e 8ºB) que defendia «O Emprego» e era constituida pelos seguintes alunos: EMANUEL, EDGAR, JOANA, THOR e FABIUS (5º ano).

Equipa B ( alunos do8ºC) que defendia «O Desemprego» e era constituída pelos seguintes alunos: FILIPA, PEDRO, JOSÈ MIGUEL; RUI; ANDRÈ E JOÂO.

Apresentou igualmente a Moderadora do Debate professora Lígia Patacho.

3º- Apresentação de um PowerPoint sobre as temáticas do «Emprego» e « Desemprego» elaborado pelo aluno Pedro da equipa B.

4º- A professora Moderadora indicou as regras inerentes ao debate a saber:
-Inscrição dos participantes.
-Tempo de intervenção.

5º- Comentário das equipas, dando opinião sobre os temas apresentados no PowerPoint e orientação do professor António Aguiar.

6º- Desenvolvimento do Debate.

7º- «Terminus» da sessão com agradecimento a todos os presentes.

O Jornal de Noticias na BE/CRE

Hoje pelas 15h, decorreu na BE/CRE uma actividade preparada em parceria pelo Clube de Jornalismo, uma das actividades semanais da BE, a disciplina de português do 3º ciclo, orientada pelo professor António Aguiar e o Jornal de Noticias.
Dois grupos de alunos pesquisaram e estruturaram um trabalho sobre : Emprego e Desemprego em Portugal e foi organizado um debate que foi moderado pela professora Lígia Patacho.
Este grupo de alunos inscreveu-se no concurso Entre Palavras do JN e com a professora Cândida Ribeiro, António Aguiar e Ligia Patacho têm preparado este trabalho em clima de grande camaradagem.
O Pedro do 8º ano criou um excelente PowerPoint sobre o tema , que ele próprio apresentou.
O debate teve a presença de uma Jornalista e de um fotógrafo do JN que atentamente assistiram aos trabalhos.Também assistiram vários alunos e alguns professores da Escola o que muito nos agradou e a todos agradecemos a presença.
Na sua edição de manhã o JN publicará um trabalho sobre o evento.
Simpaticamente , o JN presenteou os participantes com um livro e jornais do dia e à BE/CRE ofereceu também exemplares de Dicionários e uma Enciclopédia.
Aos alunos participantes o meu obrigada pelo esforço e pelo trabalho que apresentaram. Também à professora Ligia o meu reconhecimento pela ajuda ao longo destas semanas e sobretudo pela forma serena como moderou o debate.
Estejam atentos,pois iremos postar aqui no blog uma reportagem fotográfica que está a ser trabalhada.
Vamos continuar a trabalhar.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Biblioteca de Livros Digitais

Olá a todos!!!
Há pouco tempo descobri um site onde posso ler livros on-line e no final de ler a história posso ouvir a história. E mais... posso guardar a história no meu computador para a ouvir quando eu quiser. Não acham fantástico? E por isso resolvi partilhar com todos vós. Espero que gostem e que venham aqui contar o que acharam.

A Biblioteca de Livros Digitais é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler.

A Biblioteca de Livros Digitais é uma iniciativa Web 2.0, estruturada pela agregação de um número considerável de projectos individuais partilhados, entretecidos numa teia dinâmica de ligações e RSS.

A Biblioteca visa criar um espaço comunitário na Internet, que se situa para lá do conceito tradicional de lugar da publicação na rede, entendido como mero repositório de trabalhos.

A Biblioteca é um lugar de partilhas, de troca de experiências, agregador de todos quantos promovem e usufruem do prazer de ler e estão interessados em alargar o seu ciclo de amigos e conhecidos.

http://e-livros.clube-de-leituras.pt/

Ass: Liliana Monteiro

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval

Integrado na actividade "Inverno, Inverno" apresentamos-te hoje um novo trabalho cujo tema é o CARNAVAL. Para te divertires e aprenderes realiza primeiro a pesquisa e depois responde às questões da ficha que colocámos no Blog.
Após o trabalho realizado envia-o para o mail: becresacouto@gmail.com
Profª Cândida
Related Posts with Thumbnails