quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Debate: Emprego e Desemprego


Emprego e Desemprego - Entre Palavras

O aluno Pedro Oliveira do 8º C elaborou um powerpoint sobre a temática do Concurso "Entre Palavras" - Emprego e Desemprego - promovido pelo JN e passado na BE/CRE, no dia 24 de Fevereiro, dia do debate.

O aluno quer partilhá-lo agora.

Ligue o som...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Concurso Entre Palavras na BE/CRE

Programa da actividade desenvolvida hoje na BE no âmbito do Concurso Entre Palavras:

1º- A professora Cândida Ribeiro fez a apresentação da actividade e deu as boas vindas à Equipa de Reportagem do «Jornal de Noticias»

2º- Apresentou de seguida as duas equipas em confronto:

Equipa A (alunos do 8º A e 8ºB) que defendia «O Emprego» e era constituida pelos seguintes alunos: EMANUEL, EDGAR, JOANA, THOR e FABIUS (5º ano).

Equipa B ( alunos do8ºC) que defendia «O Desemprego» e era constituída pelos seguintes alunos: FILIPA, PEDRO, JOSÈ MIGUEL; RUI; ANDRÈ E JOÂO.

Apresentou igualmente a Moderadora do Debate professora Lígia Patacho.

3º- Apresentação de um PowerPoint sobre as temáticas do «Emprego» e « Desemprego» elaborado pelo aluno Pedro da equipa B.

4º- A professora Moderadora indicou as regras inerentes ao debate a saber:
-Inscrição dos participantes.
-Tempo de intervenção.

5º- Comentário das equipas, dando opinião sobre os temas apresentados no PowerPoint e orientação do professor António Aguiar.

6º- Desenvolvimento do Debate.

7º- «Terminus» da sessão com agradecimento a todos os presentes.

O Jornal de Noticias na BE/CRE

Hoje pelas 15h, decorreu na BE/CRE uma actividade preparada em parceria pelo Clube de Jornalismo, uma das actividades semanais da BE, a disciplina de português do 3º ciclo, orientada pelo professor António Aguiar e o Jornal de Noticias.
Dois grupos de alunos pesquisaram e estruturaram um trabalho sobre : Emprego e Desemprego em Portugal e foi organizado um debate que foi moderado pela professora Lígia Patacho.
Este grupo de alunos inscreveu-se no concurso Entre Palavras do JN e com a professora Cândida Ribeiro, António Aguiar e Ligia Patacho têm preparado este trabalho em clima de grande camaradagem.
O Pedro do 8º ano criou um excelente PowerPoint sobre o tema , que ele próprio apresentou.
O debate teve a presença de uma Jornalista e de um fotógrafo do JN que atentamente assistiram aos trabalhos.Também assistiram vários alunos e alguns professores da Escola o que muito nos agradou e a todos agradecemos a presença.
Na sua edição de manhã o JN publicará um trabalho sobre o evento.
Simpaticamente , o JN presenteou os participantes com um livro e jornais do dia e à BE/CRE ofereceu também exemplares de Dicionários e uma Enciclopédia.
Aos alunos participantes o meu obrigada pelo esforço e pelo trabalho que apresentaram. Também à professora Ligia o meu reconhecimento pela ajuda ao longo destas semanas e sobretudo pela forma serena como moderou o debate.
Estejam atentos,pois iremos postar aqui no blog uma reportagem fotográfica que está a ser trabalhada.
Vamos continuar a trabalhar.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Biblioteca de Livros Digitais

Olá a todos!!!
Há pouco tempo descobri um site onde posso ler livros on-line e no final de ler a história posso ouvir a história. E mais... posso guardar a história no meu computador para a ouvir quando eu quiser. Não acham fantástico? E por isso resolvi partilhar com todos vós. Espero que gostem e que venham aqui contar o que acharam.

A Biblioteca de Livros Digitais é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler.

A Biblioteca de Livros Digitais é uma iniciativa Web 2.0, estruturada pela agregação de um número considerável de projectos individuais partilhados, entretecidos numa teia dinâmica de ligações e RSS.

A Biblioteca visa criar um espaço comunitário na Internet, que se situa para lá do conceito tradicional de lugar da publicação na rede, entendido como mero repositório de trabalhos.

A Biblioteca é um lugar de partilhas, de troca de experiências, agregador de todos quantos promovem e usufruem do prazer de ler e estão interessados em alargar o seu ciclo de amigos e conhecidos.

http://e-livros.clube-de-leituras.pt/

Ass: Liliana Monteiro

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval

Integrado na actividade "Inverno, Inverno" apresentamos-te hoje um novo trabalho cujo tema é o CARNAVAL. Para te divertires e aprenderes realiza primeiro a pesquisa e depois responde às questões da ficha que colocámos no Blog.
Após o trabalho realizado envia-o para o mail: becresacouto@gmail.com
Profª Cândida
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fotos da Actividade "Um Slogan pela Privacidade"


Só um bocadinho

Decidi vir aqui deixar um bocadinho do resultado da actividade "Um Slogan pela Privacidade", que se realizou hoje na biblioteca da escola.
Em breve contamos como foi ...


Hoje a BE/CRE viveu um dia inesquecivel, pois dezenas de alunos passaram por lá a participar na actividade proposta - OS MEUS DADOS SÂO PESSOAIS -Queremos os alunos a navegar na net mas em segurança.

Recado para os PAIS!!!

A Policia Judiciária aconselha os pais e educadores para determinados princípios e regras a ter em conta:
  • O Computador não é o único nem o melhor amigo do seu filho;

  • Os "amigos" on-line são, na realidade, completamente estranhos;

  • Com o computador ligado à Internet podem-se praticar crimes em qualquer local do globo, bastando que haja do outro lado outro computador;

  • Depois do encontro virtual segue-se o encontro físico (a título de exemplo, o recente assassinato das duas jovens em Inglaterra, foi precedido de conversação em Chat);

  • Seria desejável que os seus filhos lhe comunicassem qualquer mensagem recebida de cariz insinuante, obscena, agressiva ou que sugira fins menos lícitos;

  • Estabeleça limites horários na utilização da Internet; o uso excessivo da Internet no período da noite é indício e potenciador do problema;

  • Garanta que os menores não divulguem on-line informação pessoal que as possam por em risco no mundo off-line;

  • A Internet mal utilizada é espaço privilegiado para ofertas enganosas e aliciamento encoberto; lembre-os de que o bom e o fácil raramente andam juntos;

  • Em caso de suspeita salvaguarde todos os elementos relativos à proveniência e conteúdo dos contactos.

Mostra este post aos teus pais!!!
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

5 Regras de Segurança On-line

Hoje é o Dia da Internet Segura. Um dia importante!!! Hoje em dia usamos muito a Internet, mas devemos ter alguns cuidados. E por isso, resolvi deixar aqui as 5 Regras de Segurança on-line.

Sem o conhecimento prévio de um adulto e sem a sua autorização, não deves:

    1 - Dar o número de telefone ou o endereço sem haver garantias de segurança.

    2 - Não se devem combinar encontros com alguém que se conheceu na Internet.

    3 - Não se enviam fotos ou outro tipo de documentação sem autorização.

    4 - Não se responde a mensagens mal educadas ou inadequadas.

    5 - Não se abrem mensagens de desconhecidos (por causa dos vírus e afins).

"Deves Proteger os teus Dados!!!"

"Cuidado com as Fotos... até mesmo aquelas que colocas no teu HI5!!!"

"Não Deves ter Encontros com Desconhecidos!!!"

"Todos os conhecidos da Internet, são desconhecidos fora da Internet!!!"


CONCORDAS? OU COSTUMAS FAZER ASNEIRAS NA WEB?
Deixa a tua opinião em comentário.
Related Posts with Thumbnails